
O Centro Cultural Português (CCP) de Santos, um dos mais antigos espaços culturais dedicados à comunidade portuguesa no Brasil, completou 130 anos de fundação com celebração realizada no sábado, 29 de novembro, em sua sede. A festa incluiu cerimônia no Teatro Armênio Mendes e jantar de encerramento no Salão Camoniano.
Durante o evento, foram homenageados ex-presidentes da entidade e o atual presidente, José Duarte de Almeida Alves, o dirigente que mais tempo comandou o CCP. Alves teve seu nome dado ao Salão das Cerejeiras e recebeu do prefeito de Santos a Medalha José Bonifácio, maior honraria da cidade.
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emidio Sousa, recebeu uma placa registrando sua presença. No discurso, destacou a importância crescente que o governo português tem dado às suas comunidades além-mar.
Os 130 anos da entidade foram lembrados como um testemunho da imigração portuguesa na cidade. Na abertura da cerimônia, um telão exibiu imagens e registros históricos da construção do prédio, fundado no século XIX por imigrantes, que atualmente passa por reformas e recuperação de fragmentos da memória santista.
O evento reuniu associados, representantes da comunidade luso-brasileira e autoridades de ambos os países, como o prefeito de Santos, Rogério Santos; o cônsul-geral Antonio Pedro Rodrigues; o presidente da Câmara Municipal, Adilson dos Santos Júnior; o presidente do CCP Mundial, Flávio Martins, entre outros. ■
Agência Incomparáveis, com informações do Mundo Lusíada




