A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) lançará, na quarta-feira, 28 de janeiro, a partir das 14h30, no Palácio Conde de Penafiel, sede da entidade em Lisboa, Portugal, o Barómetro da Lusofonia, um mapeamento inédito sobre países de língua portuguesa, liderado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). A solenidade faz parte da programação do aniversário de 30 anos da CPLP e apresentará todos os dados do mapeamento, com a presença de autoridades, acadêmicos e personalidades das nações envolvidas.
Aberto à futura participação de outras entidades interessadas, o Barómetro da Lusofonia foi criado com o objetivo de apresentar estudos bienais para avaliar e ampliar o conhecimento entre os países lusófonos. O projeto também visa à integração, à cooperação para o desenvolvimento socioeconômico, bem como levantamentos sobre a democracia e valorização da Língua Portuguesa, uma das mais vocalizadas do mundo por número de falantes nativos.
Para esse fim, foi realizada uma pesquisa simultânea em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, que reúne aproximadamente 300 milhões de pessoas distribuídas em quatro continentes.
Durante a pesquisa, foram levantados valores e percepções em temas como imigração, preconceitos, herança escravocrata, desigualdade de gênero, fake news, relevância do voto e da democracia, além de trocas culturais entre os países. O trabalho contemplou o grau de conhecimento e valorização da CPLP pelas populações dos países-membros.
A pesquisa dará origem a uma base de dados que será disponibilizada a centenas de instituições de ensino e pesquisa, por meio da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), abrangendo cursos de língua portuguesa, de Macau às Américas. Alunos, professores e pesquisadores poderão usar essa base para produzir dissertações, teses, artigos e publicações. Os resultados também originarão um livro (físico e digital) e a vários seminários no Brasil e demais países membros.
O evento terá como anfitriões a secretária-executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), embaixadora angolana Maria de Fátima Jardim; o representante permanente do Brasil junto à CPLP, embaixador Juliano Féres Nascimento; e o presidente do Conselho Científico do Ipespe, Antonio Lavareda.
Além da CPLP e da AULP, o Barometro da Lusofonia conta com apoio de mais 13 instituições. ■





