Conselheiros açorianos dão voz à diáspora na oitava temporada das “Conversas da Diáspora”

A nova temporada do ciclo de entrevistas biográficas online estreia no domingo, 25 de janeiro, e destaca os conselheiros da Diáspora Açoriana eleitos para o quadriénio 2025-2029, reforçando a ligação entre os Açores e as comunidades espalhadas pelo mundo

0
48
Entrevistas serão transmitidas na página “Comunidades Açores” no Facebook e reproduzidas no YouTube. Foto: divulgação
- Publicidade -

A iniciativa “Conversas da Diáspora” regressa com a sua oitava temporada, dedicada aos conselheiros da Diáspora Açoriana recentemente eleitos, reunindo vozes representativas da açorianidade global numa série de entrevistas transmitidas online, agora aos domingos, às 18h00.

Promovida pela Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, através da Direção Regional das Comunidades, a oitava temporada das “Conversas da Diáspora” pretende reforçar a proximidade entre os Açores, as comunidades emigrantes e os imigrantes residentes nas nove ilhas da Região, estimulando igualmente o envolvimento do público em geral.

O episódio inaugural está agendado para o próximo domingo, 25 de janeiro, às 18h00, e contará com a participação de Sofia Quintana, conselheira eleita pelo Uruguai, e Régis Gomes, representante do Rio Grande do Sul (Brasil).

Ao longo desta temporada, serão apresentados os 17 conselheiros da Diáspora Açoriana eleitos para o mandato 2025-2029, distribuídos pelas áreas geográficas da Bermuda, Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, Uruguai, Portugal Continental e Resto do Mundo. 

A principal novidade desta edição reside na alteração ao dia de transmissão, passando as sessões das segundas-feiras para os domingos, mantendo-se o horário das 18h00.

De acordo com a calendarização prevista, os próximos episódios terão como convidados Marcos Pinheiro, de Santa Catarina, e António Arruda, de São Paulo, no dia 8 de fevereiro. 

Seguem-se Marcos Borba, do Rio de Janeiro, e Vânia Silva, representante dos restantes estados do Brasil, a 22 de fevereiro.

A 8 de março, participam Ricardo Ambrósio, da Bermuda, e Danny de Melo, de Massachusetts, enquanto a 22 de março estarão presentes David Pimentel e Katherine Soares, representantes dos restantes estados dos Estados Unidos da América.

No mês de abril, o ciclo prossegue com Zeto Carvalho, da Califórnia, e Esmeralda Cabral, da Colúmbia Britânica, a 5 de abril, e com Matthew Correia, de Ontário, e Paulo Cabral, de Manitoba, a 19 de abril.

A temporada encerra a 3 de maio, com a participação de Carlos Almeida, representante das restantes províncias do Canadá, Rui Silva, de Portugal Continental e Madeira, e Tiago Domingues, representante do Resto do Mundo.

Criadas em 2021, as “Conversas da Diáspora” somam já sete temporadas anteriores, dedicadas a diferentes protagonistas da vida comunitária açoriana no exterior. 

As primeiras edições abordaram as Casas dos Açores, os conselheiros da Diáspora do mandato 2021-2025 e os órgãos de comunicação social das comunidades açorianas nos Estados Unidos da América e no Canadá. 

Seguiram-se temporadas dedicadas às organizações comunitárias de serviço social (2022), a personalidades açorianas em destaque fora de Portugal (2023), aos chamados “novos açorianos” residentes no arquipélago (2024) e a açordescendentes que se afirmaram em diversas áreas de atividade (2025).

À semelhança das edições anteriores, as entrevistas serão transmitidas na página “Comunidades Açores” no Facebook, reproduzidas no YouTube, e conduzidas pelo diretor regional das Comunidades, José Andrade.  ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.