Cultura da Península Ibérica celebra união em Andorra

Durante os festejos pelo 29º aniversário do Grupo de Folclore Casa de Portugal, Espanha e Portugal apresentaram músicas e danças tradicionais

0
108
Evento contou ainda com uma confraternização final com degustações da gastronomia portuguesa. Foto: divulgação/GFCP
- Publicidade -

No sábado, 3 de abril, à noite, houve a celebração do 29º aniversário do “Grupo de Folclore Casa de Portugal” no Principado de Andorra. Em paralelo aos festejos, a organização do festival usou como motivo para unir as culturas da Espanha e Portugal, a 9ª Mostra de Folclore Ibérico. O encontro com danças e músicas tradicionais de ambos os países foi realizado na sala do Prat del Roure da cidade andorrana de Escaldes-Engordany. 

O presidente do “Grupo de Folclore Casa de Portugal”, com sede em Escaldes-Engordany, no Principado de Andorra, Jose Luis Carvalho, relatou a abertura do festival foi realizada pelo “grupo anfitrião que surpreendeu o público com a representação do casamento, teatralização efetuada pela mãe a vestir a noiva que posteriormente cantou ‘Todos me querem’, dedicado à vida de solteira e a passagem a mulher casada. Continuou a sua atuação com a apresentação de danças do repertório habitual originárias da região do Alto Minho”.

O folclore tradicional andorrano foi apresentado pelo grupo “Esbart Laurédià” com as danças “Porrer de Sant Julià de Lòria” e o “Ball de bastons d’Anyós”, entre outras. O “Grupo Folklórico La Morenica”, originário da região Puente Tocinos, da Múrcia, Espanha, mostrou o “colorido dos trajes e a harmonia das músicas murcianas”.  

O encerramento da mostra deu-se com a apresentação do “Grupo Folclórico da Casa do Povo de Arões”, de São Romão, Portugal, com danças da região do Baixo Minho Ave, em harmonia às “suas músicas e a teatralização da disputa entre homens por uma moça que deriva na luta do pau e fazendo referência ao lema ‘justiça de Fafe’”.

Após os discursos, os convidados e a família do “Grupo de Folclore Casa de Portugal” confraternizaram-se ao som da concertina e das cantigas tradicionais lusas e com lanches da gastronomia portuguesa.

O evento teve a participação da ministra de Assuntos Sociais e Função Pública do Governo Andorrano, Trini Marin; da embaixadora de Andorra em Portugal, Olga Gelabert; da presidente da Câmara de Escaldes-Engordany, Rosa Gili; do cônsul-geral de Portugal em Andorra, Rui Fernandes; do Conselheiro das Comunidades Portuguesas, Duarte Pinto da Rocha e do patrocinador oficial da mostra, o empresário e gerente do Group Nova, José Costa. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.