O historiador da diáspora portuguesa Daniel Bastos apresentou, no final de outubro, o livro “Monumentos ao Emigrante – Uma Homenagem à História da Emigração Portuguesa”, uma obra fotográfica onde o autor identificou bustos, estátuas ou memoriais dedicados aos emigrantes e lusodescendentes presentes em todos os distritos e regiões autónomas de Portugal.
No dia 25, na Portuguese Heritage Society, na vila de Mineola, onde 15% dos habitantes são emigrantes portugueses e lusodescendentes, Daniel Bastos apresentou o seu exemplar numa sessão que contou com a presença de muitos emigrantes e de personalidades reconhecidas na comunidade luso-americana.
No dia 29, na cidade de Newark, uma das mais numerosas comunidades luso-americanas,
o investigador voltou a encher o centenário Sport Club Português de Newark.
A obra, em português e inglês, com tradução de Paulo Teixeira, foi escrita em parceria com o fotógrafo Luís Carvalhido e conta com o prefácio do filósofo e escritor Onésimo Teotónio Almeida bem como com o apoio institucional da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Sociedade de Geografia de Lisboa.
As sessões de apresentação proporcionaram ainda a Daniel Bastos receber a Chave de Honra de Mineola e um Certificado de Louvor, atribuído pelo Conselho Municipal de Newark, em reconhecimento pelo “firme compromisso com o apoio e a promoção do envolvimento das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo”. ■





