Dia Mundial do Rim mobilizou ações no Brasil e celebrou os 20 anos da campanha de conscientização

Iniciativa coordenada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia promoveu testes, atividades educativas e iluminação do Cristo Redentor em 12 de março

Ação do Dia Mundial do Rim 2025 em unidade de terapia renal em Pato Branco (PR). Foto: SBN
- Publicidade -

O Dia Mundial do Rim celebrou, em 2026, os 20 anos da campanha global de conscientização sobre saúde renal, mobilizando ações em todo o Brasil no dia 12 de março. Coordenada no país pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a iniciativa reuniu atividades educativas, testes de triagem e ações de sensibilização sobre prevenção e diagnóstico precoce da doença renal crônica.

No Rio de Janeiro, o monumento ao Cristo Redentor foi iluminado nas cores vermelha e azul, das 19h30 às 20h30, em parceria com o Santuário Cristo Redentor, mantendo a tradição iniciada em 2012.

Com o tema “Cuidar de pessoas e proteger o planeta”, a edição de 2026 associou o cuidado com os pacientes à sustentabilidade, à equidade e à responsabilidade social, destacando a necessidade de políticas públicas que ampliem o acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença renal crônica.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia estima que mais de 20 milhões de brasileiros convivem com a doença, muitas vezes sem diagnóstico, pois ela pode evoluir silenciosamente nas fases iniciais. Quando identificada tardiamente, pode exigir tratamento dialítico ou transplante renal.

Durante a campanha, foram previstos cerca de 12 mil testes em mais de 30 cidades brasileiras. No ano anterior, alterações nos níveis de creatinina foram identificadas em mais de 3 mil pessoas que desconheciam a doença, segundo o presidente da entidade, José Moura Neto.

Ao longo de março, a mobilização reuniu mais de 1.400 atividades cadastradas em todos os estados, incluindo ações educativas, aulas abertas, campanhas em espaços públicos e iniciativas nas redes sociais.

A SBN também anunciou apoio a duas ações educativas promovidas pelo Consórcio Cristo Sustentável ao longo de 2026, além de participação na campanha Páscoa Solidária, que prevê arrecadação de 10 mil caixas de bombons destinadas a instituições sociais apoiadas pela rede.   ■

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.