Embaixadores da União Europeia visitam Minas e Espírito Santo para fortalecer cooperação econômica e climática

Missão anual no Brasil incluiu encontros com governadores, debates sobre Mercosul-UE, descarbonização e visita ao Instituto Terra

0
115
Governador Romeu Zema e vice-governador Mateus Simões recebem embaixadores da União Europeia no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. Foto: Gil Leonardi/MG
- Publicidade -

Entre os dias 23 e 25 de setembro, 19 embaixadores dos Estados-Membros da União Europeia realizaram missão oficial em Minas Gerais e Espírito Santo para intensificar a cooperação econômica e climática na região. A delegação foi liderada pela embaixadora da UE no Brasil, Marian Schuegraf, em encontros junto aos governadores Romeu Zema (MG), Renato Casagrande (ES) e ao vice-governador Mateus Simões.

Em Belo Horizonte, na quinta-feira, 25 de setembro, Zema e Simões receberam a comitiva no Palácio da Liberdade. O governador destacou a relevância da UE para a balança comercial de Minas Gerais e reafirmou o interesse do estado em ampliar relações com os países europeus. “Esperamos que o Mercosul e a União Europeia cheguem a um consenso, o que será positivo para ambos os blocos”, afirmou.

No período 2024-2025, Minas Gerais movimentou US$ 9,3 bilhões em comércio com a UE, obtendo superávit de US$ 3,1 bilhões. Os principais parceiros europeus do estado são Países Baixos, Alemanha, Itália, Bélgica e França. As relações incluem acordos estabelecidos com Hauts-de-France (França) e Piemonte (Itália), e memorandos de entendimento firmados junto às câmaras de comércio europeias.

O vice-governador Mateus Simões destacou a diversidade cultural e histórica de Minas Gerais ao citar as colônias inglesas, portuguesas, japonesas, italianas, alemãs, francesas e belgas integradas à economia e à cultura local.

No Espírito Santo, a agenda iniciou na terça-feira, 23 de setembro, com um encontro no Palácio Anchieta, em Vitória. O governador Renato Casagrande recebeu os diplomatas para tratar de “Federalismo Climático, Estratégias de Descarbonização e Investimentos Verdes”. À frente do Consórcio Brasil Verde, Casagrande destacou as políticas ambientais capixabas, incluindo o pioneiro Fundo de Descarbonização, financiado por royalties do petróleo, e enfatizou a adaptação às metas do Acordo de Paris.

Como parte da missão, os embaixadores visitaram o Instituto Terra, ONG fundada por Sebastião Salgado e Lélia Wanick Salgado, localizada na divisa dos dois estados. A visita incluiu apresentação dos projetos de reflorestamento e educação ambiental, e cada diplomata plantou simbolicamente uma árvore, reforçando a agenda de sustentabilidade, em vista da COP30.

A missão anual da UE reforça o papel estratégico de Minas Gerais e Espírito Santo como polos de cooperação internacional. A iniciativa abrange economia, meio ambiente, ciência, tecnologia e cultura, consolidando o interesse do bloco europeu em ampliar parcerias regionais. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.