Emídio Sousa é o novo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

A entrada de Emídio Sousa marca o fim de mais um ciclo para José Cesário, figura de longa data ligada às comunidades portuguesas

0
58
Emídio Sousa, novo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas
- Publicidade -

O XXV Governo Constitucional, liderado por Luís Montenegro, entrou ontem, dia 5 de junho, em funções com mudanças na estrutura do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE). Entre as principais alterações, destaca-se a nomeação de Emídio Sousa como novo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, sucedendo a José Cesário.

Com um percurso ligado à administração local e ambiental, Emídio Sousa foi presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira entre 2013 e 2024 e desempenhou funções como secretário de Estado do Ambiente no anterior executivo. É licenciado em Administração Autárquica e mestre em Administração Pública.

A entrada de Emídio Sousa marca o fim de mais um ciclo para José Cesário, figura de longa data ligada às comunidades portuguesas. Eleito recentemente deputado pelo círculo de Fora da Europa, Cesário deixa o cargo que ocupou em quatro diferentes governos, tendo começado o seu percurso parlamentar em 1983.

No mesmo ministério, Ana Isabel Xavier assume agora a pasta dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, substituindo Nuno Sampaio. Xavier foi anteriormente secretária de Estado da Defesa.

Inês Domingos mantém-se como secretária de Estado dos Assuntos Europeus.

Cesário atuará como deputado por Fora da Europa

Nas redes sociais, Cesário sublinhou que 2025 “foi um ano muito difícil, cheio de obstáculos, em que, apesar de tudo, foi possível executar algumas medidas, que espero venham a traduzir-se em mais-valias para quem vive fora de Portugal”.

“A opção por um novo passaporte e o alargamento do seu prazo de validade, a resolução do problema salarial dos nossos funcionários no Brasil, a normalização da atividade do Conselho das Comunidades Portuguesas e a alteração do regime dos apoios às associações e à comunicação social das Comunidades são bons exemplos dessa ação. Sinceramente, saio de consciência tranquila, mas com a certeza de que há muito para fazer para termos uma relação mais próxima e eficaz com as nossas Comunidades”, disse Cesário.

O novo executivo de Luís Montenegro conta com 16 ministérios, menos um que o anterior, e mantém 13 dos ministros do governo cessante. A cerimónia de posse dos secretários de Estado aconteceu esta sexta-feira, dia 6. ■

Agência Incomparáveis, com Lusa

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.