
O embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, foi homenageado, no dia 14 de janeiro, com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, Grau Grã-Cruz, a mais alta condecoração atribuída pelo Governo brasileiro a Embaixadores estrangeiros.
Durante as suas palavras, Faro Ramos referiu o “momento de excelência que as relações entre Portugal e o Brasil atravessam, enaltecendo a forma sempre muito calorosa como foi recebido durante o seu mandato, e reconhecendo o desempenho de altíssimo nível da diplomacia brasileira”.
A Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, Grau Grã-Cruz, é a mais alta condecoração do país. Criada a partir da antiga Ordem Imperial do Cruzeiro, instituída por D. Pedro I, e restabelecida em 1932, o governo do Brasil concede a cidadãos estrangeiros, neste caso ao embaixador português.
“Tive a honra de receber ontem a Ordem do Cruzeiro do Sul, Grã-Cruz, a mais alta condecoração atribuída pelo governo brasileiro a embaixadores estrangeiros”, destacou o embaixador.
Nesse mesmo dia, o Embaixador apresentou cumprimentos de despedida ao ministro das Relações Exteriores do Brasil, Embaixador Mauro Vieira, quando foram passadas em revista as “excelentes relações entre os dois países”, tendo Faro Ramos agradecido “toda a cooperação e empenho do Itamaraty para com a Embaixada de Portugal e com as autoridades portuguesas”, durante o seu mandato.

Anteriormente, Faro Ramos apresentou cumprimentos de despedida, no dia 13, aos ministros de Estado da Defesa e do Meio Ambiente e Ação Climática do Brasil, José Múcio e Marina Silva. A ambos expressou o “agradecimento pela parceria sólida e duradoura estabelecida entre os dois países, reforçada, na área da Defesa, com as recentes aquisições de aviões brasileiros por parte de Portugal e, no caso do Meio Ambiente e Ação Climática, com a contribuição portuguesa para o TFFF e a participação na COP 30”.

Um dia antes, 12 de janeiro, ofereceu cumprimentos de despedida aos ministros da Cultura e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Margareth Menezes e Wellington Dias. Na ocasião, “agradeceu as parcerias entre Portugal e o Brasil nas áreas tuteladas pelos ministros, que vêm sendo reforçadas através de ações concretas, designadamente a adesão desde a primeira hora de Portugal à iniciativa da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e projetos emblemáticos na área da cultura nos jardins da Chancelaria portuguesa”, como as exposições “arte nos jardins” e “fascinação”.

Por último, no passado dia 15, o Embaixador português foi recebido pelo chefe de Estado brasileiro, Luís Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília, para apresentação de cumprimentos de despedida, assinalando o término de uma missão diplomática de cinco anos que decorreu num período de “reforço dos laços de amizade e cooperação entre Portugal e o Brasil”.

Segundo apurámos, nessa ocasião, foi recordado o “excelente relacionamento entre os dois países, num contexto internacional desafiante, onde os laços de amizade e de cooperação entre Portugal e o Brasil têm sido reforçados, em vários domínios”.
De acordo com a Embaixada de Portugal no maior país da América do Sul, o encontro, que “muito honrou Portugal e o seu Embaixador, foi particularmente simbólico no ano em que se celebram 200 anos do estabelecimento de relações bilaterais e em que, ao cabo de mais de duas décadas de negociações, será celebrado o Acordo UE Mercosul, demonstrando a visão estratégica dos dois blocos regionais, que mereceu o contínuo apoio de Portugal e do Brasil”.
“Os dois países possuem um passado histórico que os uniu para sempre, mas acima de tudo hoje dispõem de cada vez mais razões para escrever o seu futuro, em benefício dos seus povos irmãos”, mencionou Faro Ramos.
A missão diplomática de Luís Faro Ramos no Brasil encerrou-se, publicamente, numa agenda realizada ontem, dia 15, durante solenidade na qual, em nome do presidente de Portugal, Marcelo Rebelou de Sousa, impos, no Palácio São Clemente, no Rio de Janeiro, as insígnias da Ordem de Camões, membro honorário, ao Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, representado na cerimónia pelo presidente Francisco Gomes da Costa, que contou com a presença da Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Gabriela Albergaria, e de representantes da comunidade portuguesa.

Faro Ramos será substituído, a partir do próximo dia 20, por Isabel Brilhante Pedrosa, primeira mulher a assumir a embaixada de Portugal em Brasília. ■




