Escritor João Morgado vence Prémio Literário Santos Stockler com romance sobre “velhice e abandono”

Obra foi distinguida com o Prémio Literário Santos Stockler 2022/2023, atribuído pelo Município de Lagoa, no Algarve

0
45
Escritor João Morgado. Foto: Agência Incomparáveis
- Publicidade -

O romance “Cemitério de Pardais”, da autoria de João Morgado, foi distinguido com o Prémio Literário Santos Stockler 2022/2023, atribuído pelo Município de Lagoa, no Algarve. O galardão, no valor de 10 mil euros, será entregue na próxima quarta-feira, 25 de junho, às 16h, na Biblioteca Municipal de Lagoa.

A obra premiada centra-se nas derradeiras 24 horas de vida de um homem de 88 anos, num monólogo que atravessa lembranças de amor, perda, amizade e remorso. O livro propõe uma reflexão crua e íntima sobre o envelhecimento e o abandono numa sociedade cada vez mais voltada para a juventude. A ação decorre na Covilhã, cidade do Interior de Portugal.

Segundo o júri, trata-se de “um romance que, partindo das últimas 24 horas da vida do narrador-protagonista, relata o processo de constituição e evolução de uma família, tragicamente abalada, tendo como pano de fundo Portugal e Espanha de antes e pós-democracia”.

João Morgado, escritor com percurso consolidado na ficção, poesia e literatura infantil, soma mais um reconhecimento à sua carreira. Ex-operário, jornalista, consultor e chefe de gabinete de três presidentes de câmara, mantém-se hoje ativo em várias associações cívicas e económicas, incluindo a Casa do Brasil – Terras de Cabral.

Na sessão de entrega do prémio, intervirão Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Adriana Nogueira, presidente do júri, e António Venda, representante da editora Onyva.

O programa inclui ainda um momento musical e distribuição de exemplares autografados.

Com o subtítulo “A velhice num mundo que prefere esquecê-la”, “Cemitério de Pardais” esteve prestes a chamar-se “Solidão”.

Para o autor, a mudança de título não apaga a força do tema, antes, sublinha a sua “urgência”.

Mais informações sobre o autor podem ser consultadas em: www.joaomorgado.net

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.