A convite da Coordenação do Ensino de Português nos EUA, a autora Isabel Ricardo levou a língua portuguesa às escolas da Califórnia entre os dias 11 e 16 de outubro, numa iniciativa integrada no Plano de Divulgação da Língua Portuguesa e no Plano de Incentivo à Leitura, promovidos pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e com o apoio da FLAD e da rede diplomática e consular de São Francisco.
Durante seis dias, a escritora percorreu cerca de 2000 quilómetros de carro e visitou treze escolas na área consular de São Francisco, dinamizando sessões presenciais e virtuais com alunos, professores, diretores e superintendentes escolares de diferentes idades e origens – todos unidos pelo entusiasmo de aprender português.
A iniciativa também serviu para a autora apresentar o seu novo livro bilíngue O Esquilo que Amava Livros (The Squirrel Who Loved Books), inspirado na visita à Costa Leste, em 2024, e recentemente premiado com o Literary Titan Gold Book Award.
Isabel Ricardo aproveitou a ocasião para agradecer o apoio do coordenador João Caixinha e dos adjuntos que a acompanharam durante a iniciativa, Duarte Pinheiro e José Carlos Adão, bem como o apoio institucional do cônsul-geral de Portugal em São Francisco, Filipe Ramalheira.
Esta digressão reforça assim o papel da língua portuguesa, da literatura e da educação como pontes culturais e afetivas entre Portugal e as comunidades lusófonas e luso-descendentes nos EUA. ■





