Escritoras Dulce Maria Cardoso e Amélia Dalomba recebem Prémio Guerra Junqueiro em Matosinhos

Primeira edição europeia da Festa Literária Internacional de Pernambuco – Fliporto, que celebra 20 anos, será palco da entrega das homenagens, com o apoio da Fundação Livraria Lello, em Portugal

0
23
Dulce Maria Cardoso (Portugal) e Amélia Dalomba (Angola) recebem o Prémio Literário Guerra Junqueiro 2024 durante a primeira edição da Fliporto Portugal, em Matosinhos. Foto: divulgação
- Publicidade -

A Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), um dos mais tradicionais eventos de literatura em língua portuguesa do Nordeste do Brasil, realiza pela primeira vez uma edição em Portugal, de 22 a 25 de outubro, no Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos, região do Porto. O festival marca os 20 anos de existência da Fliporto e o início da sua internacionalização, em parceria com a Fundação Livraria Lello.

A abertura do evento será quarta-feira, 22 de outubro, às 17h, com a presença de autoridades. Em seguida, às 18h, a escritora portuguesa Dulce Maria Cardoso recebe o Prémio Literário Guerra Junqueiro 2024 – Lusofonia, com apresentação da investigadora Margarida Calafate Ribeiro. No dia 24 de outubro, às 19h, será a vez da poeta e escritora angolana Amélia Dalomba ser distinguida com o mesmo Prémio, em cerimónia que contará com João Fernando André e Adriano Mixinge. Este prémio, instituído pela Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, com a curadoria de Avelina Ferraz, distingue autores que, através da escrita, promovem os valores e a identidade dos povos de língua portuguesa.

Com o tema “O Livro em Tempos Digitais e a Literatura em Língua Portuguesa”, a Fliporto Portugal promove debates, lançamentos de livros, sessões infantis e conversas com autores de diferentes países lusófonos, explorando o impacto da tecnologia, o papel dos festivais literários e os novos desafios da leitura no ambiente digital.

Entre os participantes confirmados estão Rui Couceiro, Isabel Rio Novo, João Rasteiro, Manuela Ribeiro, Olinda Beja, Ana Aragão, Capicua e João Morgado, além de painéis sobre arte, memória e diversidade da língua portuguesa.

Para o presidente do Instituto Fliporto, Antônio Campos, a realização do festival em Portugal “é um passo natural e histórico na trajetória da Fliporto, fortalecendo os laços literários entre Brasil e Portugal e ampliando o diálogo dentro da lusofonia”.

A presidente da Fundação Livraria Lello, Rita Marques, ressalta que “a escolha do Mosteiro de Leça do Balio une património, memória e futuro, colocando Portugal no mapa dos grandes festivais literários internacionais”.

A Fliporto Portugal encerra-se no dia 25 de outubro com o painel “Artistas Peregrinas” e o lançamento, em Portugal, do livro “Livro Geral”, de Carlos Pena Filho.

A entrada é gratuita, mediante reserva prévia no site oficial www.fliportoportugal.pt

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.