Sob a presidência da Casa dos Açores da Nova Inglaterra, o Conselho Mundial das Casas dos Açores (CMCA) organizou, de 10 a 12 de outubro, a 27.ª Assembleia Geral em Fall River, no Estado de Massachusetts, na costa leste dos EUA.
No discurso de abertura, José Andrade, diretor regional das Comunidades do governo dos Açores, destacou o papel de PSD e PS, os partidos que têm governado os Açores nos últimos 50 anos, no “estabelecimento e desenvolvimento das relações institucionais com as comunidades açorianas”.
Entre as principais conclusões da conferência, destaca-se o reconhecimento de duas novas Casas – a Casa dos Açores da Região Centro (2024), com sede em Coimbra, e a Casa dos Açores de Minas Gerais (2025) – e o início dos preparativos para reconhecer a Casa dos Açores do Havai em dezembro deste ano.
As conclusões sinalizam também, entre outros aspetos, o reconhecimento de “produto açoriano de qualidade” ao refrigerante Kima, da Fábrica Melo Abreu, bem como a atribuição da Medalha de Mérito do Conselho à Universidade de Massachusetts e a Madalena Paiva Arruda e Amigos Unidos, Inc., pelos trabalhos em prol, respetivamente, da promoção da língua portuguesa e das comunidades locais e açorianas mais necessitadas.
O Conselho manifestou interesse e disponibilidade em participar nas celebrações dos 50 anos da Autonomia dos Açores (2026) e dos 600 anos do descobrimento dos Açores (2027).
No discurso de encerramento, José Andrade anunciou ainda a realização da 28.ª AG do CMCA no Uruguai, sob a presidência da Casa dos Açores do Uruguai, de 2 a 4 de outubro de 2026.
“Nos 28 anos da nossa história comum, esta é a primeira vez que a presidência do Conselho Mundial chega ao Uruguai”, sublinhou este responsável. ■





