A edição comemorativa dos 20 anos da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) realiza-se entre 13 e 16 de novembro, no Parque Dona Lindu, em Recife, com uma programação que combina literatura, arte, sustentabilidade e homenagens a grandes nomes da poesia pernambucana.
O tema deste ano, “Literatura, tecnologia, sustentabilidade, interfaces e diálogos”, orienta um conjunto de 18 mesas e painéis no Teatro Luiz Mendonça, reunindo escritores, artistas e pensadores do Brasil e do exterior.
Os homenageados desta edição são Carlos Pena Filho e Miró da Muribeca, poetas que marcaram gerações e continuam a inspirar a cultura pernambucana. Um dos momentos mais aguardados será o espetáculo “Carlos Pena Filho e Miró da Muribeca cantam o Recife”, criado e dirigido por Ronaldo Correia de Brito, que celebra o lirismo e o olhar poético sobre a cidade.
A programação inclui também o lançamento da nova edição do “Livro Geral”, de Carlos Pena Filho, organizada por Mário Hélio Gomes e publicada pela Editorial Novembro, de Portugal.
O encerramento do festival será marcado por uma roda de poesia em homenagem a Dom Hélder Câmara, o “Dom da Paz”, símbolo da luta pela justiça social e pela solidariedade humana.
A Livraria do Jardim será a livraria oficial do evento, responsável pelos lançamentos e por um espaço dedicado aos autores participantes. Já a área de convivência trará um café temático inspirado no Bar Savoy, ponto histórico de encontro de poetas e intelectuais do Recife, recriado especialmente para esta edição.
A Fliporto Arte, instalada no Espaço Janete Costa, apresentará exposições, palestras e gastronomia assinada pelo chef César Santos, com destaque para a homenagem ao centenário do artista Reynaldo Fonseca e para a mostra do fotógrafo Gabriel Wickbold.
O festival contará ainda com o Fliporto Cordel – Imeph, que valoriza a literatura popular nordestina e presta tributo ao poeta Chico Pedrosa, e com o Espaço UBE/Fliporto, dedicado à escrita feminina, que reunirá mais de dez autoras convidadas.
Comprometida com a sustentabilidade, a Fliporto 2025 será um evento Carbon Free, compensando as emissões de carbono através do plantio de árvores em parceria com instituições ambientais. O programa ecológico incluirá ainda homenagens aos Baobás de Pernambuco e ações de sensibilização sobre a preservação da Caatinga.

A Fliporto 2025 tem o apoio da Caixa Econômica Federal, do Governo de Pernambuco, da Fundarpe, do Porto Digital, da Livraria do Jardim, do Imeph Editora, do Instituto Camões, do Instituto Cervantes, do Instituto Dom Hélder Câmara, da Uninassau, entre outras instituições parceiras.
Com esta edição comemorativa no Recife, a Fliporto encerra um ciclo iniciado em Portugal, onde, em outubro, realizou-se a Fliporto Portugal, em Matosinhos, em parceria com a Fundação Livraria Lello, marcando o início das celebrações das duas décadas do festival literário pernambucano.
O programa do evento em Recife pode ser conhecido em: https://www.sympla.com.br/evento/fliporto-festa-literaria-internacional-de-pernambuco/3196529?referrer=www.google.com&referrer=www.google.com ■





