Franquias brasileiras crescem 68% em Portugal

Quantidade de marcas subiu de 41 para 69 em cinco anos; afinidade linguística e estabilidade económica impulsionam avanço; Oito redes do Brasil buscam parceiros durante feira em Lisboa, nos dias 17 e 18 de outubro

0
24
Oito marcas brasileiras em fase de internacionalização terão espaço próprio no Pavilhão Brasil durante a Expofranchise 2025, em Lisboa. Na imagem, a Expofranchise 2024. Foto: divulgação/APF
- Publicidade -

O número de marcas brasileiras com presença em Portugal por meio do sistema de franchising aumentou 68% nos últimos cinco anos, passando de 41 empresas em 2020 para 69 em 2024, segundo dados da Associação Portuguesa de Franchising (APF). Por este motivo, o avanço do franchising brasileiro será um dos temas centrais da Expofranchise 2025, principal feira do setor em Portugal, que acontece nos dias 17 e 18 de outubro, no Pátio da Galé, em Lisboa.

O crescimento reflete o amadurecimento do setor no Brasil e a afinidade cultural, linguística e económica entre os dois países, que têm “reforçado a relação de negócios no mercado europeu”.

“O aumento do número de franqueados brasileiros em Portugal é um reflexo natural da maturidade do franchising brasileiro e da afinidade entre os dois mercados. Portugal é um destino estratégico para a internacionalização de marcas, pela língua, pela estabilidade económica e pela recetividade do consumidor português, além de representar uma alavanca para o mercado europeu”, afirmou a secretária-geral da Associação Portuguesa de Franchising, Cristina Matos.

Pela primeira vez, o evento contará com o Pavilhão Brasil, espaço dedicado a marcas brasileiras em fase de internacionalização, uma iniciativa conjunta da APF, da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Com um dos sistemas de franchising mais desenvolvidos da Europa, Portugal lidera o continente em densidade e capilaridade, com 2.991 unidades por milhão de habitantes e 59,2 unidades por mil empresas, mais que o dobro de países como Espanha e Alemanha. O setor responde por cerca de 8% do PIB nacional e 137 mil empregos diretos, segundo a APF.

Além do Pavilhão Brasil, a Expofranchise 2025 apresentará novas iniciativas do setor, como a entrega do Selo de Excelência APF, que reconhece marcas com altos índices de satisfação entre franqueados, e o lançamento da Masterclass APF, programa intensivo de formação para diretores de expansão e gestores de redes, com início em novembro e modelo híbrido, com aulas online e experiências práticas.

Outro destaque será o lançamento presencial da Women Global Franchise (WGF), comunidade internacional voltada ao apoio e capacitação de mulheres empreendedoras, e a apresentação da aplicação oficial da APF, que servirá como guia digital e canal de relacionamento entre expositores e visitantes.

Com entrada gratuita mediante inscrição, através do link bit.ly/42e2pgG, a Expofranchise reunirá empresários, investidores e profissionais interessados em oportunidades de negócio no sistema de franquias.

O evento é organizado pela Associação Portuguesa de Franchising (APF), com patrocínio master da KW e apoio da Zome e Doutor Finanças. ■

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.