O primeiro Encontro Nacional de Casas dos Açores terá lugar no sábado, dia 24 de janeiro, na Casa dos Açores em Lisboa, reunindo dirigentes das Casas sediadas em Lisboa, Norte, Centro e Região Autónoma da Madeira, bem como representantes das Casas em processo de formalização no Algarve e no Alentejo, previstas para 2026.
Promovido pelo governo dos Açores, o encontro contará com a presença do secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, e do secretário regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, refletindo a importância estratégica das Casas dos Açores na divulgação cultural, social e económica da Região Autónoma dos Açores em território nacional.
Os trabalhos têm início às 10h30, com uma intervenção de Paulo Estêvão, que irá propor a criação de uma rede nacional de Casas dos Açores, com o objetivo de articular iniciativas conjuntas e promover a itinerância cultural entre as Casas já existentes e aquelas que se encontram em fase de constituição.
A partir das 11h30, realiza-se uma ação de formação dedicada à Marca Açores, com a participação de António Ventura, destinada a capacitar as Casas para a promoção nacional dos produtos açorianos.
Durante esta sessão, serão apresentadas as estratégias da Marca Açores e discutidas formas de reforçar a divulgação dos produtos regionais.
O encontro contará ainda com a participação do diretor regional das Comunidades, José Andrade, e do diretor do Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores, Paulo Teves.
Estarão representadas a Casa dos Açores em Lisboa, pela presidente Delfina Porto e pelo vice-presidente Ricardo Vieira; a Casa dos Açores do Norte, pelo presidente Miguel Azevedo e pela tesoureira Maria João Botelho; e a Casa dos Açores da Madeira, pelo presidente da direção Carlos Madruga da Costa e pelo presidente da assembleia geral Paulo Sousa.
Participarão ainda a Casa dos Açores da Região Centro, representada pelo presidente da direção Francisco Coelho Gil e pela presidente da Assembleia-Geral Paula Amaral, bem como a Casa dos Açores do Algarve, em processo de formalização, através dos seus impulsionadores Paula Medeiros e Rui Jacinto
Deste modo, o I Encontro Nacional de Casas dos Açores assume-se como um momento estruturante para reforçar a cooperação entre estas entidades, promovendo uma atuação articulada e estratégica na afirmação da identidade açoriana, na valorização dos produtos regionais e no reforço da Marca Açores em Portugal. ■





