Integração entre Portugal e Brasil esteve em foco durante entrevista de Pedro Ramos ao embaixador de Portugal no Brasil

Conversa com o diplomata teve como tema “Uma Reflexão sobre a Cultura e o Empreendedorismo entre Portugal e Brasil”, em Brasília

0
13
Entrevista aconteceu na embaixada de Portugal, em Brasília, onde debateram, entre outros pontos, a união entre os “dois países irmãos”. Foto: divulgação
- Publicidade -

O CEO da KEEPTALENT Portugal e especialista em gestão de pessoas na lusofonia, Pedro Ramos, entrevistou, nas últimas semanas, o embaixador de Portugal no Brasil, Luis Faro Ramos, para a revista “Descendências da AILD” com o propósito de “tomar contacto com a realidade dos contextos de integração entre Portugal e Brasil”. A conversa envolveu “diversos domínios, como o cultural, empresarial, empreendedorismo, relacional e a partilha de boas práticas”.

O ambiente para a entrevista, conta Pedro Ramos, foi sugerido pelo próprio embaixador, tendo como cenário a exposição da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos. Na ocasião, ambos percorreram a exposição no interior do edifício da Embaixada, em Brasília, capital do Brasil.

Pedro Ramos revelou-se “impressionado ao explorar os vários cantos do edifício, que refletem a rica história e a herança cultural portuguesa” no Brasil, além de confirmarem a “profunda conexão que existe entre os nossos dois países”.

Pedro Ramos justificou a entrevista como “uma oportunidade de destacar a vibrante presença da cultura portuguesa no Brasil, uma influência que é cada vez mais visível e significativa”.

Em torno do tema “Uma Reflexão sobre a Cultura e o Empreendedorismo entre Portugal e Brasil”, o entrevistador, membro do Conselho Empresarial da ABRH Brasil, expôs ao embaixador “a enorme recetividade que o Brasil tem em relação a Portugal, considerando especialmente o significado que este país possui como representante da Europa e do mundo nos atuais contextos internacionais”.

Por sua vez, Luis Faro Ramos destacou “a nova abertura e relação que se estabelece entre Portugal e Brasil, marcada pela aceitação do talento e de profissionais qualificados”, realçando que, “essa interação, não só fortalece os laços históricos entre as nações, mas também cria oportunidades para novos projetos e colaborações que podem impulsionar a inovação e o desenvolvimento”.

Pedro Ramos mencionou que, após a entrevista, andaram pelos “magníficos jardins e espaços do edifício da embaixada, tornando esta experiência ainda mais memorável”. Para ele, entre outros pontos citados e representativos da união entre Portugal e Brasil, está a “beleza arquitetónica e a atmosfera acolhedora da embaixada”, que “refletem a profunda amizade e respeito mútuo entre os dois países”.

Este especialista português revelou ter sido uma “experiência única” estar também, durante a visita, diante de “uma das obras mais icónicas – o célebre garrafão gigante em metal, que agora abriga videiras de castas portuguesas”.

Agenda no Brasil

Depois deste encontro com o embaixador, Pedro Ramos tem uma série de compromissos complementares à entrevista e da sua “ligação ao Brasil”.

Em junho, estará em Curitiba, capital do Paraná, para palestrar “num dos mais importantes Congressos Internacionais de Educação no Brasil, promovido pelo Instituto Casagrande”.

Em julho, vai até Florianópolis, capital de Santa Catarina, onde será palestrante no CONCARH 2025, “maior congresso de RH do sul do Brasil promovido pela ABRH de Santa Catarina”.

No mês seguinte, agosto, vai a São Paulo como membro da Organização e do Conselho Empresarial da ABRH Brasil, no Comité de Conteúdos do CONARH, “o maior congresso de Gestão de Pessoas da América Latina e de Língua Portuguesa, sendo o segundo maior congresso de RH do Mundo”.

Em setembro estará em Belém, capital do Pará, onde será palestrante internacional no Congresso de RH promovido pela ABRH Pará.

Em novembro, vai ao Centro-Oeste do Brasil, em Goiânia, capital de Goiás, como palestrante internacional no Congresso de RH da ABRH de Goiás. E, também em Manaus, capital da Amazónia, estará como palestrante internacional no Congresso de RH da ABRH da Amazónia.

Pedro Ramos também vai estar noutros destinos internacionais, ainda este mês, como Jacarta, capital da Indonésia, onde fará “uma palestra no Congresso mundial da IFTDO”.

Cabo Verde também está na lista de destinos, com Pedro Ramos presente num “evento que terá alta projeção na comunicação social local”, além de reunir em Luanda e Maputo para o “desenvolvimento dos meus projetos”. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.