Catedrático José Martinez de Oliveira distinguido pela Academia Portuguesa de Fibromialgia na Covilhã

Durante o seu discurso, o homenageado abordou os desafios da era digital na saúde da comunidade

0
36
Professores Doutores José Martinez de Oliveira e José Luis Arranz Gil. Foto: divulgação
- Publicidade -

A cidade da Covilhã foi palco, no dia 14 de julho, de uma sessão pública e solene organizada pela Academia Portuguesa de Fibromialgia, Síndrome de Sensibilidade Central e Dor Crónica. O evento decorreu no Auditório da Mutualista da Covilhã e teve como momento central a distinção do Professor José Martinez de Oliveira como Académico de Honra da referida instituição.

Médico ginecologista e obstetra, Professor Catedrático Jubilado e Emérito da Universidade da Beira Interior (UBI), José Martinez de Oliveira coordenou várias unidades curriculares e liderou o Departamento de Saúde da Criança e da Mulher do Centro Hospitalar Cova da Beira. Exerceu ainda funções como presidente da Comissão de Ética da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI e da própria universidade, tendo também ocupado cargos relevantes em sociedades científicas nacionais e internacionais.

Durante a cerimónia, o professor apresentou a comunicação “A Saúde do Cidadão na Era Digital”, refletindo sobre os desafios e oportunidades que a transição tecnológica representa para o sistema de saúde e para o bem-estar da população.

Em nome da Academia, o discurso de resposta foi proferido pelo seu presidente e fundador, Professor Dr. José Luis Arranz Gil, também docente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.

“O discurso do Professor Martinez de Oliveira tratou-se de uma descrição oportuna e rigorosa da época histórica e médica em que estamos inseridos, com uma análise e explicação de grande qualidade pedagógica, revelando-se, na forma como o expôs, o grande Professor que é por vocação, um verdadeiro MAGISTER, com letras maiúsculas”, disse o Professor Dr. José Luis Arranz Gil.

Este responsável sublinhou ainda que o Professor Martinez de Oliveira “é um intelectual entusiasmado, com projetos, investigações e novos conhecimentos, além de um entusiasmo superlativo pelo saber, compreender e conhecer, estando a sua mente sempre ativa, a pensar e a conceber algo novo, diferente, motivador e útil para os outros”.

A iniciativa contou com o apoio institucional do Município da Covilhã, da Mutualista da Covilhã, da Universidade da Beira Interior e da Faculdade de Ciências da Saúde. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.