As cidades de Lisboa e Curitiba terão uma nova rota aérea a partir de 2 de julho de 2026, com três voos semanais entre a capital portuguesa e o Aeroporto Internacional Afonso Pena, na capital do Paraná. O anúncio foi feito pela TAP Air Portugal, que já liberou as vendas para as viagens, com início na terça-feira, 11 de novembro de 2025.
O Governo do Paraná, por meio do Viaje Paraná, um serviço social autônomo vinculado à Secretaria do Turismo do estado, a Invest Paraná, a Motiva Aeroportos e a companhia aérea assinaram um protocolo conjunto de cooperação para o lançamento de nova rota aérea e também na divulgação de destino em toda a Europa.
Os voos serão realizados com a aeronave A330-200, capacidade para 269 passageiros, na terça, quinta e sábado na seguinte rota: Lisboa (LIS) – Curitiba (CWB) – Rio de Janeiro (GIG) – Lisboa (LIS). Com a nova rota, a TAP passa a atender 14 cidades do Brasil.
Para o governador do Paraná, Ratinho Júnior, a nova rota, “vai impulsionar o turismo, facilitar a vinda de visitantes europeus e ampliar as oportunidades de negócios com a Europa”. Ele ressaltou que neste ano “o número de turistas internacionais cresceu 22,9%, o que consolida o Paraná como o quarto principal portão de entrada de estrangeiros no Brasil”.
O diretor da TAP, Carlos Antunes, referiu-se ao mercado brasileiro como estratégico e, com a inauguração da nova rota, amplia a presença da companhia no país, “que já conta com diversas ligações entre capitais brasileiras e cidades europeias, através de Lisboa e Porto. Esta expansão reforça o nosso compromisso em estreitar os laços históricos, culturais e econômicos entre Portugal e o Brasil. Queremos estar cada vez mais próximos dos brasileiros, oferecendo-lhes uma experiência de viagem diferenciada, com mais opções de conectividade, conforto e eficiência rumo à Europa e além”.
A diretora de Negócios Brasil da Motiva Aeroportos, concessionária que administra o Aeroporto de Curitiba, Monique Henriques, destacou a nova rota como um “um marco para o Aeroporto Afonso Pena. Ela lembrou que em 2025, o aeroporto “foi eleito pela Secretaria Nacional de Aviação Civil o melhor do Brasil em sua categoria. Com voos para 17 destinos nacionais e internacionais”. ■





