Luso-Descendente de Trindade e Tobago Jolene Mendes foi galardoada nos Prémios Grammy

Mendes foi reconhecida como uma das produtoras do premiado vídeo, amplamente elogiado por sua profundidade emocional, imagens impactantes e abordagem vanguardista

0
24
Foto: divulgação
- Publicidade -

A produtora trinitária de origem portuguesa Jolene Mendes esteve entre os vencedores do 66º Grammy Awards, ao receber o troféu de Melhor Videoclipe Musical, no último domingo, 1 de fevereiro do presente ano 2026, em Los Angeles, pelo vídeo “Anxiety” da estrela do hip hop Doechii, superando projetos como os de Sabrina Carpenter, Sade, OK Go e Clipse.

Mendes foi reconhecida como uma das produtoras do premiado vídeo, amplamente elogiado por sua profundidade emocional, imagens impactantes e abordagem vanguardista. Embora Doechii e o diretor do vídeo, James Mackel, não estivessem presentes na cerimónia, Mendes recebeu o Grammy em nome da equipa.

«Como produtora, é o melhor trabalho do mundo poder trabalhar com criadores incríveis como eles», disse Mendes ao receber o prémio. “Ambos são talentos únicos. Isso, é claro, não teria sido possível sem as 200 pessoas que trabalharam nele, então obrigada a todos”, afirmou. 

Lançado em abril de 2025, “Anxiety” rapidamente se tornou um dos videoclipes mais comentados do ano. Esta exploração visual da individualidade, com múltiplas camadas, tem como pano de fundo uma canção que presta homenagem ao sucesso de Gotye e Kimbra de 2011, “Somebody That I Used to Know”. Desde então, o vídeo acumulou mais de 62 milhões de visualizações no YouTube e foi amplamente aclamado pela sua crua vulnerabilidade e pela sua ousada visão criativa.

Embora agora divida o seu tempo entre as costas leste e oeste dos Estados Unidos, Mendes continua a representar Trinidad e Tobago a nível mundial. Da mesma forma, ela representa o legado português que se intensificou na sua diáspora, através dos descendentes de portugueses. Ela atribui a sua formação ao seu instinto criativo e à sua sensibilidade narrativa.

«Quando era pequena, sempre me maravilhava com os filmes e as séries e com a forma como me faziam sentir», disse ela. «Agora tento transmitir essa mesma emoção através das histórias que escolho produzir. Sinto-me atraída por histórias que são profundamente específicas, mas que têm um eco universal. Acho que isso se deve ao facto de ter crescido com um forte orgulho local e uma curiosidade constante pelo resto do mundo», acrescentou Mendes.

Nascida em 1993 na cidade de Porto Espanha, em Trindade e Tobago, Mendes é bisneta de portugueses originários do Funchal, capital da Região Autónoma da Madeira, de origem presbiteriana, que partiram da Ilha da Madeira em 1846, e agora seus familiares estão residentes entre Trindade e Tobago e os Estados Unidos da América.

No seu currículo profissional, Mendes é uma produtora conhecida por She Paradise (2021), Edge of Everything (2023) e Bienvenidos a Los Ángeles (2023). Trabalhou em vários filmes aclamados pela crítica, como She Paradise, realizado pela cineasta trinitária Maya Cozier, e Bienvenidos a Los Ángeles, realizado por Lisa Cole.

Posteriormente, em 2022, juntamente com as suas colegas produtoras Vivian Johnson e Cindy Lu, ganhou o Prémio do Festival Internacional de Cinema Feminino de Toronto para Melhor Produtora Feminina por Bienvenidos a Los Ángeles. Com o seu prémio Grammy, Mendes acrescenta mais um marco à sua carreira audiovisual, que continua a unir raízes caribenhas e portuguesas com impacto criativo global. ■

Marcos Ramos Jardim

Correspondente na Venezuela e nas Caraíbas

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.