A atualização de setembro de 2025 do “World’s Top 2% Scientists” incluiu vinte e quatro investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal. O ranking internacional, elaborado pela Universidade de Stanford (EUA) e publicado pela Elsevier, destaca os cientistas mais influentes no mundo.
A lista reúne os 2% dos cientistas com maior número de citações da plataforma Scopus, considerada a maior base de dados científica. Entre os pesquisadores da UBI, 11 aparecem simultaneamente nas categorias “Carreira”, que considera o desempenho acumulado até 2024, e “Ano”, que mede as citações recebidas apenas durante o ano de 2024.
Na categoria “Ano” figuram, entre outros, Duarte de Melo-Diogo, Gilberto L. Alves, Helena Maria Batista Alves, Hugo Pedro Proença e Ivan Miguel Pires. Já em “Carreira” destacam-se nomes como Jorge Manuel Martins Barata, Luís A. Alexandre e Michèle Trancossi, além de vários investigadores presentes em ambas as listas.
Os cientistas da UBI atuam em diversas áreas: Química, Matemática, Medicina, Farmacologia, Engenharia Biomédica, Economia, Ciências do Desporto, Tecnologias da Informação e Comunicação, Energia, Ciências Ambientais e Inteligência Artificial. Essa variedade demonstra a abrangência da produção científica.
O ranking é coordenado por John P. A. Ioannidis e publicado como ‘August 2025 data-update for “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”. A base pública disponibiliza dados normalizados sobre os investigadores mais referenciados em 22 áreas científicas e 174 subáreas. ■