
O Mercado Comum do Sul (Mercosul) lançou uma campanha audiovisual para divulgar os direitos assegurados pelo Estatuto da Cidadania aprovado em 2010 pelo Conselho do bloco.
O vídeo institucional destaca a livre circulação de pessoas e a igualdade de condições para viver, trabalhar e estudar nos países-membros, com base em dez eixos temáticos do Estatuto.
Além da mobilidade e das oportunidades profissionais e educacionais, a campanha realça temas como “integração de fronteiras, cooperação judicial e consular, seguro social, transporte, comunicações, proteção ao consumidor, direitos políticos e acesso dos cidadãos aos órgãos do bloco”.
Cada tema é ilustrado por histórias reais de pessoas que, amparadas pelos direitos do Estatuto, conseguiram estudar, trabalhar ou empreender em outros países do bloco — exemplos concretos de como a integração facilita a mobilidade regional.
Os Estados Partes do Mercosul são Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. A Venezuela está suspensa dos seus direitos e obrigações como Estado Parte devido à “ruptura da ordem democrática”. Os Estados Associados são Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Peru e Suriname.
A campanha pode ser conhecida em: http://www.youtube.com/@mercosurint. ■