Nova edição do FNAC Talk juntou Pedro Ramos, Pedro Anderson e Vasco Ribeiro em Portugal

“Motivados ou Agarrados? É o dinheiro que traz a felicidade nas empresas?” foi o tema do encontro em Lisboa

0
6
Pedro Ramos, Pedro Anderson e Vasco Ribeiro questionaram se de facto “é o dinheiro que traz a felicidade nas empresas”. Foto: divulgação
- Publicidade -

O CEO da KEEPTALENT Portugal, Pedro Ramos, participou em mais uma edição do ciclo de debates FNAC Talk, promovido pela FNAC Portugal, no último dia 7 de maio, na FNAC Colombo. Estiveram presentes ainda o escritor, jornalista da SIC e autor do podcast “Contas Poupança”, Pedro Anderson; além do escritor, professor e CEO da VRS Hospitality Consulting, Vasco Ribeiro.

Esta iniciativa, que contou com alguns momentos de provocação dos participantes ao colocarem as suas concepções, foi dedicada ao tema “Motivados ou Agarrados? É o dinheiro que traz a felicidade nas empresas?”. Durante o diálogo, os autores consultaram os seus próprios livros.

Eles argumentaram, provocativamente, se de facto a “motivação nas empresas se resume apenas às questões financeiras ou se existem outros fatores que verdadeiramente movem os colaboradores”.

Durante a conversa, foram questionados alguns aspetos influenciadores do dinheiro, a atribuição dos “líderes e colaboradores na criação de ambientes de trabalho motivadores”, bem como “a validade do conceito de salário psicológico”. Também foram debatidos “o impacto de fatores como reconhecimento, prestígio e um ambiente positivo na satisfação e produtividade dos colaboradores”.

Os debatedores observaram, mais ainda, que, “em todos os estudos de clima organizacional realizados nas empresas, os temas relacionados com o dinheiro (remuneração) estão sempre entre os mais penalizados”.

“Quando perguntamos às pessoas porque mudam de empresa, sobretudo nas novas gerações, o dinheiro (remuneração) figura sempre no TOP 3 das respostas”, levando-os a questionarem: “Vale a pena, então, o esforço para desconstruir a ideia de que apenas o salário é a chave para a felicidade no trabalho?”.

Com os argumentos expostos e vivências dos debatedores com relação ao tema, consideraram “a hipótese de que, para além do salário, estratégias que promovam valorização e bem-estar podem ser decisivas para o sucesso organizacional”.

“Afinal, qual a importância de ensinar os colaboradores a gerirem melhor o seu dinheiro, em vez de simplesmente aumentar os seus salários?”, disseram.

Ao final do encontro, Pedro Ramos considerou o debate “uma oportunidade para refletir sobre como transformar desafios de motivação em oportunidades de crescimento”, além de sublinhar a importância das estratégias utilizadas por líderes eficazes para criar uma cultura de motivação sustentável”.  ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.