A frase escolhida por mim para a legenda do artigo desse mês é um dos ensinamentos mais famosos do Taoísmo e fala sobre a importância de iniciarmos o movimento para que o caminho se revele, mesmo que este seja pequeno.
Trago, aqui, uma analogia com o processo de Desenvolvimento Pessoal: o primeiro passo será necessariamente pelo autoconhecimento.
Como lidar com as nossas emoções? Como saber os nossos limites? Como impor esses limites aos outros? Como definir metas que se alinhem ao seu propósito? Como escolher os caminhos nas bifurcações da vida?
A experiência terrena traz-nos grandes desafios que se impõe diariamente por meio das escolhas que fazemos. Quando essas escolhas são pautadas por nós, não vivenciamos “erros”, mas, aprendizados. Contudo, se optamos pela aleatoriedade, as direções que surgirão no horizonte podem nos trazer surpresas desagradáveis que nos paralisem nessa caminhada.
Saber ouvir-se a si própria, acolher os seus sentimentos, respeitar o próprio tempo; são condições primordiais para qualquer processo de autoajuda. Por isso, o autoconhecimento é a base da jornada que exploraremos juntos, aqui, todos os meses.
Gratidão pela partilha de hoje! ■
Tati Pinheiro
Jornalista e Mentora de Autoconhecimento
Canal do Youtube: @TatiPinheiroOficial
Instagram: @tatipinheiro.oficial
Site: www.tatipinheiro.com.br
*Os artigos de opinião são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem, necessariamente, a visão do nosso órgão de comunicação social





