- Publicidade -
Quero manifestar, nesta ocasião, a minha profunda gratidão às autoridades deste país, em nome de Sua Excelência o Presidente da República Federativa do Brasil.
Quero também agradecer a todos, brasileiros, portugueses, luso-descendentes, colegas das outras Missões Diplomáticas, que fizeram da minha passagem pelo Brasil um momento inesquecível.
A relação entre Portugal e o Brasil é única, alicerçada na história. E hoje, 203 anos volvidos sobre a Independência do Brasil e quando celebramos os 200 anos das nossas relações diplomáticas, podemos dizer que a mais perfeita amizade, consagrada no Tratado do Rio de Janeiro de 1825, está bem e recomenda-se.
Uma palavra, ainda, para todos os que comigo trabalharam ao longo destes cinco anos, na residência oficial e na chancelaria, sem os quais esta jornada teria sido bem mais incerta. Bem hajam.
Uma referência particular à minha Mulher, cujo conselho sempre avisado e parceria total nas minhas tarefas diárias tem enorme responsabilidade na minha atuação aqui no Brasil.
Obrigado, Cristina.
Finalmente, votos de sucesso para a minha sucessora, Embaixadora Isabel Brilhante Pedrosa, a primeira mulher embaixadora de Portugal no Brasil.
Estou certo de que fará um trabalho à altura da responsabilidade que é representar o nosso país no país almirante da língua portuguesa.
Viva Portugal.
Viva o Brasil.
Viva a nossa amizade fraterna! ■
Luís Faro Ramos
Embaixador de Portugal no Brasil
16/01/26
- Publicidade -





