Paraná apresenta barreado com selo de Indicação Geográfica em feira de turismo em Lisboa

Rui Morschel, cozinheiro, servirá 1,2 mil porções do prato típico do litoral paranaense na BTL, entre 25 de fevereiro e 1º de março de 2026

Rui Morschel prepara barreado em panela de barro para apresentação na BTL, em Lisboa. Foto: divulgação
- Publicidade -

O cozinheiro e comunicador Rui Morschel representará o Paraná na 36ª edição da Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), que será realizada de 25 de fevereiro a 1º de março de 2026, em Lisboa, Portugal, onde servirá aproximadamente 1,2 mil porções do barreado do litoral do estado ao público europeu. A participação ocorre no estande do Viaje Paraná, órgão vinculado à Secretaria do Turismo (Setu-PR), com o objetivo de divulgar o destino ao mercado internacional por meio da gastronomia.

Ao longo dos cinco dias de feira, serão preparadas 250 porções diárias do prato, totalizando cerca de 100 quilos de ingredientes, entre carne bovina, cebola e temperos. O barreado será feito diariamente em panela de barro e servido com farinha de mandioca e banana. O transporte em Lisboa será realizado em caixas térmicas para manter a temperatura e a textura.

A presença de Morschel na feira ocorre por meio da Associação dos Restaurantes e Similares de Morretes e Região (Arsimer). Embaixador das Indicações Geográficas pela Associação Brasileira das IGs (Abrig), ele afirmou que servir o prato na Europa é apresentar “um produto protegido por Indicação Geográfica, algo muito valorizado pelos europeus”.

O Barreado do Litoral do Paraná recebeu, em dezembro de 2022, o selo de Indicação Geográfica na modalidade Indicação de Procedência. A área reconhecida abrange os municípios de Antonina, Morretes e Paranaguá, onde o prato é preparado há mais de 200 anos com cozimento lento de carne em panela de barro.  ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.