Para assinalar o Dia Internacional dos Migrantes, celebrado a 18 de dezembro, os Salões Eça de Queirós do Consulado Geral de Portugal em Paris acolheram EXILS, espetáculo criado e interpretado por Rebecca Viana Jaoui, que deu vida a testemunhos de portugueses exilados em França na década de 1960, entrelaçando teatro, música e memória histórica.
Inspirado na obra Exils (Chandeigne & Lima), o espetáculo conduziu o público por leituras encenadas e canções do repertório popular português e francês da época, revelando destinos marcados pela partida, pela esperança e pela luta.
Deste modo, EXILS ressoou como um eco universal das trajetórias migratórias e das convulsões sociais e políticas que marcaram o mundo nas décadas de 60 e 70.
O evento contou com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e do Centro Cultural Português em Paris, parceiros essenciais na promoção da cultura portuguesa além-fronteiras.
O Consulado Geral de Portugal em Paris felicitou Rebecca Jaoui pela sua notável atuação e agradeceu este momento de memória, emoção e reflexão partilhada, honrando a história de tantos portugueses que fizeram da migração o seu caminho. ■





