
A Livraria Letras Lavadas, em Ponta Delgada, recebeu na tarde de quinta-feira, 22 de outubro, o músico e poeta galego Juan Carballo e a investigadora madeirense Graça Alves. Os encontros reafirmaram o papel da cultura galega e madeirense na identidade lusófona, por meio de autores da “Portugalego” e da obra dedicada a Elisabeth Dickinson Phelps.
No primeiro encontro, realizado às 15h, Carballo fez uma digressão poética e musical entre galegos e portugueses, com poemas de Miguel Torga, Manuel Alegre, Florbela Espanca, Manuel María e Celso Emilio Ferreiro, entre outros.
Em comunicado da livraria, Carballo é um destacado autor da literatura galega, com publicações de poemários e discos. Ele realizou recitais em diversos países e lidera o grupo “Juan Carballo & Os Imperfectos” e fundou recentemente “A Banda do Poeta”, com músicos de Coimbra.
Às 18h, Graça Alves apresentou a obra “Elisabeth Phelps — Com a Madeira no Coração”, escrita por Cláudia Faria, sobre a vida e o legado de Elisabeth Phelps na Madeira, onde chegou em 1819, vindo da Inglaterra, acompanhada pelo marido, Joseph Phelps, que tinha interesses comerciais na ilha. Instalou-se no Funchal, desenvolvendo ações sociais e culturais; entre suas iniciativas, fundou uma escola para moças, promoveu excursões e defendeu o meio ambiente. ■




