Portugal: Beeland lança Bolsa de Polinização Apícola

Em parceria com a InovCluster, plataforma digital conecta apicultores e agricultores em rede colaborativa de serviços de polinização

0
22
Plataforma já está no ar; apicultores e agricultores podem se registar e integrar a rede de polinização. Foto: divulgação
- Publicidade -

O Projeto Beeland — Apicultura e Polinização: Impacto na Biodiversidade e Sustentabilidade dos Territórios —, em parceria com a Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster), lançou a “Bolsa de Polinização Apícola”, uma ferramenta digital que já está disponível e busca “consolidar uma rede de serviços de polinização entre apicultores e agricultores em território nacional português”.

Desenvolvida pelo MORE CoLAB, a proposta é “valorizar os serviços ecossistêmicos proporcionados pelas abelhas e fortalecer a resiliência dos territórios”. Segundo os seus idealizadores, a Bolsa permite não somente mapear as áreas de atuação apícola, mas também quantificar e qualificar a sua contribuição para a biodiversidade. A iniciativa envolve 15 entidades parceiras, reunindo dados técnicos e estratégicos para fortalecer o setor e seus serviços associados.

O projeto foi cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência da União Europeia (PRR), por meio do Next Generation EU.

Para a diretora executiva da InovCluster, Christelle Domingos, a plataforma representa um avanço na modernização da apicultura em Portugal Continental.

“É um passo significativo, com impacto direto na preservação dos ecossistemas e no fortalecimento da biodiversidade”, afirmou esta responsável.

A inscrição na plataforma é feita por meio de um registo digital intuitivo e seguro, permitindo que apicultores cadastrem as suas colmeias e agricultores indiquem os terrenos disponíveis para polinização. A proposta é “promover uma colaboração mais eficiente, com ganhos para a produção agrícola e para o equilíbrio ambiental”.

O desenvolvimento da ferramenta foi precedido por uma investigação exaustiva sobre a importância dos serviços de polinização por abelhas melíferas em território nacional. O estudo mapeou necessidades e lacunas para garantir que a Bolsa responda com precisão às realidades locais e regionais.

O registo está disponível em: https://app.bee-land.pt/?fbclid=IwY2xjawJ0qSFleHRuA2FlbQIxMAABHmfVfba5nVed0EkOpmdw5BlY_lp4HrSkrR6X279oW56G0TWdptECzO5OvO5F_aem_6Bppf4gn1Xbq1TZKgZdlzQ

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.