
Por ocasião do 70.º aniversário da adesão de Portugal à Organização das Nações Unidas (ONU), o governo português, com o apoio da sua rede diplomática, incluindo o Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, divulgou esta segunda-feira, dia 15 de dezembro, o site oficial da candidatura do país ao Conselho de Segurança da ONU para o biénio 2027–2028, acompanhado de um vídeo explicativo sobre o logótipo da campanha.
A candidatura portuguesa assenta no lema “Prevenir, Cooperar, Proteger”, estruturado em três pilares que refletem as prioridades de Portugal no domínio da paz e da segurança internacionais.
O primeiro pilar, Prevenir, centra-se na prevenção de conflitos, valorizando a mediação e a diplomacia preventiva como instrumentos essenciais da ação internacional.
“O primeiro objetivo das Nações Unidas é a paz. A prevenção significa não apenas sermos capazes de acabar com conflitos, mas de os evitar”, sublinhou o ministro português de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.
No programa da candidatura, Portugal compromete-se ainda a promover o aprofundamento do trabalho normativo em torno do nexo clima–paz–segurança, reconhecendo o impacto das alterações climáticas na estabilidade global.
O segundo pilar, Cooperar, defende uma reforma do funcionamento do Conselho de Segurança, considerando que este “não pode fechar-se sobre si próprio”.
Portugal sustenta a necessidade de um órgão mais representativo e transparente, propondo o alargamento das categorias de membros permanentes e não permanentes, bem como um maior escrutínio sobre o uso do direito de veto.
Já o terceiro pilar, Proteger, reafirma o compromisso com a Carta das Nações Unidas, o direito internacional e o multilateralismo.
A candidatura portuguesa destaca a importância de responder aos novos e emergentes desafios à paz internacional, incluindo o nexo entre tecnologia e segurança, a automatização de armas, a biossegurança, o espaço sideral, o ciberespaço, a segurança marítima e o combate à desinformação.
Com esta candidatura, Portugal procura assim reforçar o seu papel ativo na promoção da paz, da cooperação internacional e da proteção dos princípios fundamentais que regem as Nações Unidas.
O site oficial da candidatura portuguesa ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para o biénio 2027–2028 encontra-se disponível em https://portugal4unsc.com/, estando acompanhado de um vídeo explicativo do logótipo da campanha (https://youtu.be/ZdVLO9U0a2g.com). ■




