O livro “100 Conselhos da Diáspora Portuguesa” foi apresentado a 12 de fevereiro no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Cascais, numa sessão que reuniu representantes da diáspora, autoridades locais e o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa.
A obra compila entrevistas com conselheiros da diáspora portuguesa, incluindo líderes empresariais, académicos, gestores, empreendedores e responsáveis institucionais, que exercem funções em 44 países, distribuídos pelos cinco continentes.
O livro tem como principal objetivo dar visibilidade a percursos profissionais e histórias de vida singulares, reforçando a diáspora como um ativo estratégico para a economia, cultura e projeção internacional de Portugal.

“É sempre um fator de inspiração para todos nós, poder ouvi-los, poder conhecê-los”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, destacando a importância da obra na valorização das comunidades portuguesas.
A publicação foi coordenada por Paulo Morgado, membro da direção do Conselho da Diáspora Portuguesa, com o apoio do Jornal de Negócios, que sublinha os contributos da diáspora para o reforço da presença e influência de Portugal no mundo.
Emídio Sousa acrescentou nas redes sociais que o livro “pretende dar voz a personalidades portuguesas e lusodescendentes que se destacam internacionalmente, evidenciando o contributo da diáspora para o reforço da presença e da influência de Portugal no mundo”.
Deste modo, o lançamento do livro “100 Conselhos da Diáspora Portuguesa” evidencia o papel estratégico da diáspora portuguesa na afirmação global do país, consolidando relações e inspirando novas gerações de portugueses no estrangeiro. ■





