Portugal: Polícia Judiciária promove conferência sobre prevenção da radicalização online de crianças e jovens

A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Contraterrorismo, realizou, dia 13, uma conferência dedicada à prevenção da radicalização online de crianças e jovens, destacando a necessidade de ação coordenada entre Estado e sociedade civil

0
25
A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Contraterrorismo, realizou, dia 13, uma conferência dedicada à prevenção da radicalização online de crianças e jovens, destacando a necessidade de ação coordenada entre Estado e sociedade civil
- Publicidade -

No âmbito das comemorações dos 80 anos da Polícia Judiciária (PJ), realizou-se, no dia 13 de janeiro, no Edifício Sede da PJ, em Lisboa, a conferência “Prevenção da Radicalização Online de Crianças e Jovens”.

A sessão teve início às 09h30, com abertura solene da ministra portuguesa da Justiça, Rita Alarcão Júdice, e do diretor nacional da PJ, Luís Neves.

Durante o evento, foi lançada a campanha integrada “Hate online, Kills offline”, uma iniciativa da Unidade Nacional de Contraterrorismo, destinada a alertar crianças, jovens, pais e educadores para os riscos da radicalização em ambientes digitais.

A conferência decorreu num contexto de crescente envolvimento de jovens, incluindo menores, em atos extremistas violentos, conforme indicam relatórios recentes da EUROPOL e de Estados-Membros da União Europeia, reforçando a necessidade de compreender o fenómeno através de medidas de prevenção coordenadas tanto a nível nacional como europeu e internacional.

De caráter multidisciplinar, e na presença de diversos parceiros institucionais e da sociedade civil, ficou visível a convergência e o empenho conjunto no combate ao flagelo da radicalização, integrando contributos técnicos e especializados nas ações já em curso. 

Foi ainda sublinhada a importância de reforçar a literacia digital, o diálogo e uma estratégia de combate sustentada, para que todas as armas do conhecimento possam robustecer a prevenção.

O evento contou com três painéis temáticos:

Painel I – Moderação e controlo de conteúdos extremistas online: com a participação de representantes da EUROPOL, TikTok, ONG APAV e da própria PJ, abordando estratégias de identificação e supressão de conteúdos radicais na Internet.

Painel II – Da referenciação de conteúdos à intervenção das autoridades de investigação: dedicado a casos práticos de investigação, cooperação policial internacional e desafios na obtenção de provas digitais transnacionais.

Painel III – Caráter multidisciplinar da prevenção da radicalização online: com especialistas em educação, psicologia, municípios e estruturas europeias de prevenção, discutindo estratégias de sensibilização e planos de ação coordenados.

Neste sentido, a sessão pretendeu reforçar a abordagem integrada e multidisciplinar necessária para combater a radicalização de crianças e jovens em ambiente online, envolvendo não apenas autoridades policiais, mas também escolas, municípios, psicólogos e famílias.

O encerramento solene da conferência, às 18h00, foi conduzido por Patrícia Silveira, diretora da UNCT, e pelo diretor nacional da PJ, Luís Neves, com a apresentação das conclusões e linhas de ação futuras.

Presenciaram ainda a conferência os formandos do 47.º curso de inspetores da Polícia Judiciária, que iniciarão funções no último trimestre de 2026.

A organização destacou que esta iniciativa conjunta representa mais um marco na missão de prevenção e na promoção de comportamentos online seguros, à escala nacional e global.  ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.