Um protocolo de cooperação entre a freguesia de Soito, no concelho de Sabugal, e a Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa, assim como a terceira edição do torneio de solidariedade de futsal, o Raia Cup, colocaram a pequena freguesia na frente da relação com a diáspora portuguesa.
Na sexta-feira, dia 8 de agosto, foi assinado um protocolo de cooperação entre a Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa e a Junta de Freguesia do Soito.
“Um acordo de cooperação que vem demonstrar o interesse dos nossos autarcas em proporcionar o investimento das empresas da diáspora nos seus territórios. É também o reconhecimento da importância das nossas comunidades para a vida social e económica destes municípios e freguesias”, disse Carlos Gonçalves, deputado eleito pela Europa.
Na cerimónia de assinatura do protocolo estiveram presentes o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, o presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Victor Proença, o presidente da Junta de freguesia do Soito, Tiago Martins, o presidente da CCIFP, Carlos Vinhas Pereira, e o membro da direcção da CCIFP, David Alves.
Nesse mesmo dia, teve lugar a abertura da terceira edição do torneio Raia Cup, com a presença e participação de antigos jogadores de futebol do Benfica, Porto e Sporting.
“Um torneio animado e um excelente programa complementar, onde a presença maciça de emigrantes enche de colorido e alegria os vários momentos do evento durante todo o dia”, disse Emídio Sousa, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
O torneio Raia Cup, cujo mentor é David Alves, é organizado pela Associação Kaméa / Les Mains du Monde que tem como objectivo “a promoção do desporto como factor de inclusão e do espírito comunitário”.
O torneio, que tem como padrinho o antigo internacional brasileiro Valdo, contou também com a presença de várias glórias do futebol português nomeadamente Jorge Andrade, Isaías, Mantorras e Paulo Sérgio. ■