
A prévia da animação portuguesa “Viana – A Lenda dos Corações de Ouro” foi apresentada na noite de quinta-feira, 23 de outubro, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. Inspirada na lenda de amor local, a história narra o romance impossível entre Ana e o artesão Thomas. O conflito se estabelece quando o pai dela exige dos pretendentes da sua filha apresentem uma joia como prova de nobreza. Daí, a história se aprofunda com os aliados do casal e um malvado antagonista.
A trama se passa no período medieval, no norte de Portugal, e parte de um argumento escrito por João Ramos e Henrique Silva, tendo como motivação “O Coração de Ouro”, símbolo português. De acordo com o diretor, Rodrigo Carvalho, as tradições vianenses marcadas pela “generosidade” e a “tradição” do povo português serviram de base à produção.
O produtor e cofundador da Watermelon Productions, Rui Miranda, contou que a animação, inspirada na capital do Alto Minho, é uma realização de “amor por Viana”. Iniciada há cinco anos, teve a participação de aproximadamente 200 pessoas, com 68 cenários montados para ambientar uma história de 850 páginas escritas, que resultou em 2.250 sequências.
Com prazo de conclusão em março de 2026, a animação congrega os gêneros aventura, comédia, romance e música. As vozes das personagens são de Daniela Melchior (Ana), Luke Newton (Thomas) e Pêpê Rapazote (Don Florentin, General).
O lançamento em português e inglês será no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, e depois Londres e Nova Iorque. Em janeiro de 2024, foi aprovado o protocolo de cooperação e apoio financeiro entre o município e a Watermelon Productions Lda.
Durante a apresentação, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre frisou que animação é uma “matriz cultural” da cidade, incorporando “ícones, praças e monumentos”. ■




