Recife: Antônio Campos celebra Portugal durante evento no Gabinete Português de Leitura de Pernambuco

Iniciativa cultural foi promovida para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

0
17
Celso Stanford (esq.), presidente do Gabinete Português de Leitura, em Recife, com Antonio Campos. Foto: Agência Incomparáveis
- Publicidade -

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas foi celebrado, dia 10 de junho, durante uma cerimónia no Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, no Brasil.

Uma iniciativa promovida pela Conselheira das Comunidades Portuguesas por Recife e Salvador, Célia Stamford, que também preside o Conselho Regional da América Central e do Sul.

O evento contou com intervenções do presidente do Gabinete Português, Celso Ferreira, e do conselheiro da Embaixada de Portugal, Francisco Duarte, além de palestra com o Comandante Militar do Nordeste.

Houve ainda uma apresentação multimédia com obras em vidro do artista e professor Bartolomeu Quintas, da Universidade de Belas Artes de Lisboa e o encerramento musical, de responsabilidade do Maestro Lúcio Azevedo.

Um dos participantes no evento foi Antônio Campos, coordenador e curador geral da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), que, este ano, celebra 20 anos, e contará com duas edições: uma em Recife, Brasil, e outra em Portugal, em Matosinhos.

“Neste 10 de junho, celebramos Portugal como ideia viva no mundo — uma pátria que se estende para além do seu território, graças à força das suas comunidades. No Brasil, essa presença é particularmente vibrante. Aqui, a cultura portuguesa é mais do que herança: é prática quotidiana, renovada nas palavras, nos sabores, nas artes e nas relações. A comunidade luso-brasileira é, assim, uma embaixada afetiva e ativa da portugalidade”, disse Campos, que sublinha que “as comunidades portuguesas no Brasil são protagonistas desse processo, pois criam pontes, impulsionam negócios, promovem cultura e mantêm viva a língua comum que nos une, sendo uma grande casa da lusofonia”.

Antônio Campos afirma ainda que a Fliporto, enquanto iniciativa luso-brasileira, “honra este legado”.

“Ao participar nesta celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, reafirmamos o nosso compromisso com a cultura como ferramenta de união. Porque Portugal, no coração do Brasil, continua a ser palavra, memória e futuro”, considerou Antônio Campos. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.