
A saúde oral está diretamente ligada à alimentação, e fazer escolhas certas no dia a dia pode ajudar a fortalecer os dentes e prevenir problemas como cáries e erosão do esmalte. Na Clinibeira, os especialistas destacam a importância de um acompanhamento regular e de uma dieta equilibrada para manter um sorriso saudável.
De acordo com a empresária e especialista em nutrição Sofia Lourenço, responsável pela Clinibeira, em Castelo Branco, “uma alimentação rica em cálcio, fósforo e flúor contribui para a saúde dos dentes”.
“Independente de ser imperativo enriquecer a nossa alimentação com alimentos ricos em cálcio como Frutas e vegetais crus, uma boa mastigação colabora na produção de enzimas digestivas para a digestão e saúde da gengiva”, explicou.
Peixes e frutos do mar igualmente ricos em nutrientes, e frutos secos, como amêndoas e nozes, também são recomendados para a regeneração dentária. Além disso, a água desempenha um papel essencial ao manter a boca hidratada e eliminar resíduos alimentares.
E que alimentos devem ser evitados?
Por outro lado, alguns alimentos podem prejudicar seriamente a saúde oral.
“Os açúcares e doces em geral são os principais vilões, pois alimentam bactérias que provocam cáries. Alimentos ácidos, como sumo de limão e vinagre, contribuem para a erosão do esmalte, e bebidas como café e vinho tinto podem manchar os dentes”, alertou Sofia Lourenço, que destacou que “o pão branco e as massas refinadas também são prejudiciais, pois transformam-se em açúcar, aumentando o risco de cáries”.
É preciso manter cuidados regulares
Além de uma alimentação equilibrada, a Clinibeira reforça que a higiene bucal diária e as consultas regulares ao dentista são essenciais para prevenir problemas dentários.
“Uma boa escovação, o uso do fio dentário e visitas periódicas ao dentista fazem toda a diferença na manutenção da saúde oral”, concluiu Sofia Lourenço. ■