O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, poderá participar das celebrações do Dia de Portugal em Luxemburgo. O convite foi formalizado pela Confraria Gastronómica de Sabores Portugueses em Luxemburgo durante audiência no Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), em Lisboa.
O objetivo do encontro, confirmado nesta quinta-feira, 22 de janeiro, pela grã-mestre da entidade, Isabel Ferreira, foi assegurar a presença do governante no encerramento da exposição itinerante “Sabores e Tradições”. O evento está marcado para 10 de junho deste ano, na cidade de Hosingen.
A mostra documental registra a atuação de diversas confrarias, focando em trajes típicos, cerimônias e no patrimônio gastronômico regional, com o objetivo de estreitar os laços entre Portugal e a sua diáspora.
Segundo publicação de Isabel Ferreira em suas redes sociais, a vinda de Emídio Sousa é provável. Membro da Confraria da Fogaça de Santa Maria da Feira, o secretário sinalizou apoio à iniciativa e, ao comentar o trabalho do grupo no Grão-Ducado, limitou-se a afirmar: “Estão no bom caminho”. ■





