
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, realizou, entre os dias 31 de março e 3 de abril, uma visita oficial à Venezuela, com passagem por Caracas, Maracay e Valência, onde manteve encontros com autoridades locais, representantes institucionais e a comunidade portuguesa, centrando a agenda em questões diplomáticas, sociais e consulares.
A visita iniciou-se a 31 de março, em Caracas, com uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela, Yván Gil, onde o governante português abordou, entre outros temas, a situação dos luso-venezuelanos detidos.
“Uma grande preocupação que tive a oportunidade de expressar no Ministério das Relações Exteriores é a existência de presos políticos. Nós temos vindo a desenvolver um trabalho muito intenso. É um trabalho já com largos meses, até com mais de um ano, para a libertação de presos políticos portugueses”, afirmou Emídio Sousa após o encontro.
No mesmo dia, o governante reuniu-se com familiares dos seis detidos luso-venezuelanos, num encontro à porta fechada, seguindo-se contactos com docentes de língua portuguesa e funcionários da Embaixada de Portugal em Caracas, cujas instalações visitou.
No final dos encontros, Emídio Sousa sublinhou a continuidade do acompanhamento político, afirmando que “há aqui todo um trabalho diplomático e político a fazer, e nós vamos estar em permanente contacto com as autoridades para vermos, e acompanharmos, e ajudarmos naquilo que nos for pedido”.
No dia 1 de abril, a agenda prosseguiu com a visita ao Consulado-Geral de Portugal em Caracas e um encontro com os conselheiros das Comunidades Portuguesas, além de uma deslocação ao Centro Marítimo da Venezuela e ao Lar Padre Joaquim Ferreira, culminando com uma visita ao Centro Português de Caracas, onde participou num jantar com a comunidade portuguesa.
A 2 de abril, Emídio Sousa deslocou-se ao estado de Arágua, onde visitou o Lar Geriátrico Luso Venezuelano, a Casa Portuguesa do Estado Arágua e o Consulado Honorário em Maracay.
Já em Valência, participou num encontro com a comunidade portuguesa local na Casa Portuguesa de San Diego, seguido de uma visita ao Consulado-Geral de Portugal naquela cidade.
O último dia da visita, 3 de abril, incluiu uma deslocação à Sociedade de Beneficência das Damas Portuguesas, em Caracas, e ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima de Los Teques, onde também funciona o consulado honorário.
A agenda terminou com um almoço com a comunidade portuguesa local e encontros com representantes da oposição político-partidária.
No balanço da visita, o secretário de Estado sublinhou a continuidade do esforço diplomático: “Eu vim para reforçar todo este trabalho político e diplomático que já estava a ser feito”, afirmou, acrescentando que “é necessária alguma paciência”.
O governante destacou também a evolução recente dos processos, referindo que “só este ano” Portugal conseguiu a libertação de quatro presos políticos lusodescendentes.
Emídio Sousa manifestou ainda a intenção de regressar à Venezuela, sublinhando que “há aqui uma expectativa boa na nossa comunidade” e que pretende “voltar à Venezuela para continuar a acompanhar, a ajudar, a fazer aquilo que é possível”
Neste sentido, a deslocação enquadra-se na estratégia do governo português, liderado por Luís Montenegro, de reforçar a proximidade com as comunidades portuguesas no estrangeiro, num contexto em que a situação dos luso-venezuelanos detidos continua a marcar a agenda diplomática entre os dois países. ■




