“Selecionar oportunidades para os seus associados” leva equipa da InovCluster a eventos internacionais nos próximos dias

Agenda da entidade, com sede em Castelo Branco, Portugal, conta com passagens pelo Brasil e por Marrocos; foco está em “reforçar a presença” em mercados considerados “atrativos e promissores”

0
6
- Publicidade -

Uma das entidades portuguesas presentes na “FIN Brasil 2025”, que terá lugar entre os dias 13 e 15 de maio em Balneário Camboriú, Santa Catarina, no Sul do Brasil, será a Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro (InovCluster), com sede em Castelo Branco, numa iniciativa que acontece em parceria com a Câmara Municipal de Castelo Branco.

Segundo Christelle Domingos, diretora executiva da InovCluster, a presença da entidade na FIN Brasil 2025 terá uma “abordagem focada em reuniões B2B e levantamento de oportunidades para os seus associados”.

“Ao contrário das edições anteriores, a entidade não terá um stand expositivo, apostando numa agenda pré-definida de encontros, em parceria com o município de Castelo Branco”, revelou esta responsável, que avançou ainda que “a nossa ideia é realizar o levantamento de oportunidades para depois disseminar pelos nossos associados”.

Com esta participação, a InovCluster pretende reforçar a sua presença num mercado considerado atrativo e promissor, numa tónica de internacionalização das empresas de bandeira portuguesa.

“Marcarmos a nossa posição nesse certame brasileiro e estabelecer redes pode ser importante para depois penetrarmos com algum projeto nesse mercado”, destacou.

A entidade reconhece, no entanto, que a participação portuguesa na feira deverá ser mais reduzida este ano, refletindo uma mudança no formato do evento. Ainda assim, a InovCluster vê na FIN Brasil “uma oportunidade para consolidar redes de contactos e preparar futuras ações de internacionalização para o setor agroalimentar da região Centro de Portugal”.

O município de Castelo Branco será representado pela vereadora Patrícia Coelho.

Outro nome que estará no evento será António Carlos Albuquerque, diretor do Departamento de Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo, Competitividade e Investimento da Câmara Municipal de Coimbra, que visará “estabelecer conexões entre Coimbra, e a sua região, e o Brasil, no campo empresarial”.

A Feira Internacional de Negócios (FIN Brasil) terá, nesta edição, foco na “expansão internacional”, com encontros e rodadas de negócios entre empresários de diversos setores.

Segundo Jatyr Ranzolin, responsável pelo evento, “executivos e empresários vão ter uma programação com oportunidades de ampliar as suas atuações no mercado global”, além de “visitas técnicas e interações que possibilitam transformar contactos em resultados concretos”.

As últimas edições do evento têm acontecido em Florianópolis, porém, “por mudança de estratégia”, o encontro em 2025 será noutra importante cidade brasileira, Balneário Camboriú.

Passagem por Marrocos

Além da FIN Brasil, a agenda internacional da InovCluster conta com uma deslocação
à África, onde, em Marrocos, Christelle Domingos integra uma missão empresarial entre os dias 20 e 22 de maio, que visa promover uma maior “dinâmica de cooperação entre Portugal e Marrocos, reforçando parcerias territoriais, económicas e culturais”, além de apostar numa “troca de conhecimentos, valorização das iniciativas locais e fomento do co-desenvolvimento”.

O objetivo, segundo apurámos, é “conhecer projetos inovadores desenvolvidos na região Oriental de Marrocos”, bem como “identificar oportunidades de cooperação e financiamento em setores como turismo sustentável, indústria, economia social e solidária e formação” e “estimular a criação de redes entre empresários e entidades portuguesas e marroquinas”.

As cidades a visitar são Oujda, Berkane e Nador, com a presença de agências e instituições regionais de investimento, comércio, agricultura e turismo.  ■

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.