Vaticano vai usar Inteligência Artificial para traduzir missas em 60 línguas na Basílica de São Pedro

Sistema apoiado por inteligência artificial permitirá aos fiéis acompanhar as celebrações em tempo real nos seus telemóveis, sem necessidade de instalar qualquer aplicação adicional

Iniciativa arranca já a partir da próxima semana, na Basílica de São Pedro. Foto: divulgação
- Publicidade -

O Vaticano vai passar a disponibilizar traduções em direto das missas em 60 línguas, com recurso a Inteligência Artificial (IA), nas principais cerimónias realizadas na Basílica de São Pedro. 

A iniciativa arranca já na próxima semana, no âmbito das celebrações do quarto centenário da dedicação da basílica (1626-2026), e permitirá aos participantes aceder a traduções em áudio e texto através de um código QR.

A nova ferramenta foi desenvolvida com base na Lara, uma IA criada pela empresa Translated, em colaboração com a Carnegie-AI LLC e com o professor Alexander Waibel, pioneiro na tradução automática da fala.

O serviço funcionará de forma simples: os fiéis poderão ler um código QR à entrada do Vaticano e aceder, através do navegador do telemóvel, às traduções em tempo real, sem necessidade de descarregar qualquer aplicação.

Em comunicado, o cardeal Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica de São Pedro e vigário-geral da Cidade do Vaticano, começou por afirmar que “há séculos que a Basílica de São Pedro acolhe fiéis de todas as nações e línguas”. 

“Ao disponibilizar uma ferramenta que ajuda muitos a compreender as palavras da liturgia, queremos servir a missão que define o centro da Igreja Católica, universal pela própria vocação”, acrescentou o cardeal.

Para o diretor-executivo e cofundador da Translated, Marco Trombetti, embora exista a possibilidade de a IA cometer erros ou produzir “alucinações”, este garantiu que “a Lara deu um passo significativo na sua redução”. 

Já Alexander Waibel, conselheiro científico do projeto, sublinha que “a Lara foi concebida privilegiando a precisão e não a vontade de agradar. Isso limita de forma significativa as alucinações”. 

“A Lara também recorre a mais contexto do que as tecnologias anteriores, o que lhe permite desfazer ambiguidades de forma muito mais eficaz”, acrescentou.

Alexander Waibel concluiu enfatizando o impacto da tecnologia na promoção da compreensão entre povos: “Hoje vemos concretizar-se a possibilidade de derrubar barreiras linguísticas em tempo real, num dos contextos mais significativos que se pode imaginar”, sublinhou.

Apesar da adoção desta nova tecnologia, o papa Papa Leão XIV alertou anteriormente que a IA levanta desafios relacionados com a defesa da “dignidade humana, da justiça e do trabalho”, evidenciando que a Igreja procura equilibrar inovação tecnológica com reflexão ética.

Outras iniciativas na Basílica de São Pedro

Além das traduções automáticas em 60 línguas, várias outras ações e melhorias estão a ser preparadas na Basílica de São Pedro não apenas por ocasião das comemorações do seu 400º aniversário como também para melhorar a experiência dos visitantes.

Segundo informação divulgada pelo Vaticano, as medidas incluem ações para facilitar o acesso dos fiéis, incluindo um sistema de reserva online para reduzir filas de espera e uma expansão do espaço da esplanada e das áreas de apoio aos visitantes, como pontos de descanso e alimentação junto à famosa cúpula projetada por Michelangelo.

Também está prevista a instalação de uma exposição permanente que contará a história da basílica, desde os seus primeiros desenhos até as fases de construção e arte que a tornaram um dos principais patrimónios da cristandade. 

Para além da tecnologia de tradução em tempo real, projetos digitais e experiências imersivas virtuais permitirão aos visitantes, tanto no Vaticano como online, explorar detalhes arquitetónicos e artísticos do templo que normalmente não são acessíveis nas visitas presenciais.   ■ 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.