Versão brasileira da ‘Casa da Cidadania da Língua’ criada em Minas Gerais

Com sede mineira instalada no “Solar do Padre Correia”, em Sabará, o acordo com a cidade de Coimbra foi assinado em Lisboa, no primeiro dia da “BTL 2025”; ‘Casa da Cidadania da Língua’ está sedeada em Coimbra, Portugal

0
29
Acordo entre Minas Gerais e Coimbra assinado durante o “BTL 2025”. Foto: Marden Couto/Turismo de Minas
- Publicidade -

Os laços culturais entre Brasil e Portugal têm mais um ponto de apoio. O governo de Minas Gerais, em parceria com a Associação Portugal Brasil 200 Anos e a Câmara Municipal de Coimbra, anunciou a criação da versão brasileira da Casa da Cidadania da Língua, que tem hoje a sua sede em Coimbra, Portugal.

O anúncio ocorreu durante a participação de Minas Gerais na “Better Tourism Lisbon Travel Market — BTL 2025”, em Lisboa, quando foi assinalada a celebração do Ano das Artes e a assinatura do acordo com a cidade de Coimbra. 

A colaboração entre Coimbra e Minas Gerais “representa um avanço significativo na construção de pontes culturais no mundo lusófono” e reúne “literatura, artes visuais, teatro e intercâmbios académicos”, com o propósito de fortalecer “os laços entre os territórios, como reafirma o papel da cultura como um espaço de reflexão, identidade e transformação”. 

Consolida-se também “Coimbra como um epicentro da língua portuguesa, ao mesmo tempo que ampliará a visibilidade da produção artística e literária mineira no panorama internacional”.

O espaço será instalado no “Solar do Padre Correia”, na histórica de Sabará, uma das primeiras cidades mineiras a serem fundadas e faz parte da rota da histórica Estrada Real. O local funcionará como uma extensão do centro cultural original, lançado em 2023, em Coimbra. A Casa da Cidadania da Língua “é um espaço sem fronteiras que promove a cooperação e a troca artística e cultural entre Portugal, Brasil e outros países de língua portuguesa”.

“Acreditamos que a língua portuguesa é muito mais do que um idioma: é um elo de cidadania, um instrumento de liberdade e uma ponte que liga Minas Gerais a Portugal e a todos os países lusófonos. A parceria com a Associação Portugal Brasil 200 Anos, a Casa da Cidadania da Língua e a Câmara Municipal de Coimbra, concretizada na futura instalação da Casa em Sabará, representa um passo essencial para fortalecer essa ligação. Queremos transformar o Solar do Padre Correia num espaço onde a língua seja celebrada em toda a sua plenitude, como ferramenta de inclusão, expressão e diálogo intercultural”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas José Oliveira.

“A inauguração da Casa da Cidadania da Língua, como extensão da Casa de Coimbra, representa um marco significativo para Sabará. Este espaço não apenas celebra a riqueza da nossa língua, mas também reforça nosso compromisso com a cultura e a educação, pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável e a inclusão social em nossa cidade”, frisou o prefeito de Sabará, Sargento Rodolfo Silva.

“Coimbra, como berço do pensamento e da língua portuguesa, reconhece em Minas Gerais um território irmão, onde a língua se enraizou com força e criou algumas das mais belas expressões da literatura brasileira. A presença da Casa da Cidadania da Língua em Minas não é apenas um símbolo dessa ligação histórica, mas um espaço ativo de reflexão, encontro e inovação. É fundamental que a língua portuguesa, patrimônio imaterial que une milhões de falantes, tenha uma casa onde possa ser debatida, celebrada e projetada para o futuro. Ao estreitar os laços entre Coimbra e Minas, reforçamos a ideia de que a língua não pertence a um só lugar, mas a todos que a vivem e transformam”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva. 

“Minas Gerais é um território onde a língua portuguesa encontrou algumas das suas expressões mais profundas, tanto na literatura como na construção da identidade brasileira. Ter a Casa da Cidadania da Língua presente neste Estado significa reconhecer essa história e, ao mesmo tempo, projetar a língua para o futuro, como um espaço de diálogo, memória e inovação. Minas carrega a tradição da palavra escrita e falada, mas também a capacidade de reinvenção da língua, tornando-se um lugar essencial para refletirmos sobre a nossa herança cultural e os novos caminhos do idioma”, reforçou o presidente da Associação Portugal Brasil 200 Anos, o português José Manuel Diogo.

A parceria contou com a assinatura do secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas José de Oliveira, do prefeito de Sabará, Sargento Rodolfo Silva, do presidente da Associação Portugal Brasil 200 Anos, José Manuel Diogo, e do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva.

Durante a BTL, vários stands foram montados para mostrar os produtos mineiros, com degustações de pão de queijo, casadinho de goiabada, bolo de jabuticaba, coquinho doce, mini porções de mandioca com torresmo, frango com creme de milho e queijo do Serro, canjiquinha cremosa com QMA e costelinha, vinhos, cachaças, cafés entre vários outros produtos de Minas Gerais. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.