Viana do Castelo e Esteban Echeverría assinam acordo de cooperação internacional

Municípios de Portugal e da Argentina firmaram parceria para cooperação em áreas como cultura, ciência, economia e educação; durante o evento, Otília Torres, presidente do Clube Português de Esteban Echeverría, foi condecorada como “Cidadã Ilustre”

0
1
Manuel Vitorino, vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, assina acordo com as autoridades de Esteban Echeverría, na Argentina. Foto: divulgação
- Publicidade -

Os municípios de Viana do Castelo, em Portugal, representado pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Manuel Vitorino, e Esteban Echeverría, na Argentina, assinaram um acordo de cooperação, que estabelece a “elaboração de projetos compartilhados voltados à cultura, ciência, esporte, economia, educação, indústria, tecnologia”, entre outras áreas. A iniciativa foi acompanhada de perto pelo embaixador de Portugal na Argentina, Gonçalo Teles Gomes.

A colaboração prevê “parcerias setoriais com instituições nacionais e internacionais, com foco em cofinanciamento e troca de boas práticas na execução dos projetos”.

Em Esteban Echeverría, há uma considerável comunidade portuguesa, composta maioritariamente por vianenses que vivem na região há décadas.

Segundo a proposta de geminação aprovada pelo executivo municipal de Viana, Esteban Echeverría integra a Área Metropolitana de Buenos Aires e destaca-se como centro de desenvolvimento regional. Também foi destacada “a grande importância da contribuição cultural de Viana do Castelo como Capital da Região do Alto Minho e o seu papel estratégico em relação ao fluxo migratório histórico entre Portugal e a Argentina”.

“Esta geminação, além de vincular uma relação com grande potencial de cooperação a diversos níveis, significa também o reconhecimento e valorização do trabalho da comunidade portuguesa, em particular as pessoas originárias do concelho vianense nesta cidade da Província de Buenos Aires, na Argentina. Durante a visita, foi ainda visitado o Club Portugués de Esteban Echeverría”, frisou a nota divulgada à imprensa.

“Viana do Castelo tem adquirido uma experiência muito rica e diversificada neste âmbito, tendo sido por várias vezes reconhecida por organismos internacionais de referência, tais como a Comissão Europeia e a União das Cidades Unidas”, finalizou a nota.

“Este acordo não só homenageia as famílias portuguesas que, com muito trabalho e dedicação, criaram raízes no nosso querido município, como também fortalece os laços culturais, comerciais e empresariais entre ambas as cidades”, dissera os responsáveis pela entidade luso-argentina, que aproveitaram para sublinhar o apoio de Fernando Gray, presidente da Câmara Municipal de Esteban Echeverría; Gonçalo Teles Gomes, embaixador de Portugal na Argentina, e Manuel António Azevedo Vitorino, vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo”.

Homenagem na Argentina

Nessa mesma oportunidade, Otília Torres, presidente do Clube Português de Esteban Echeverría, foi condecorada como “Cidadã Ilustre” de Esteban Echeverría pelo autarca local.

“Este merecido reconhecimento destaca o seu trabalho incansável à frente da comunidade portuguesa, o seu compromisso social, a sua dedicação em manter as tradições vivas e o seu profundo amor pelas suas raízes portuguesas e pela terra onde nasceu e cresceu: Esteban Echeverría”, mencionou o Clube Português de Esteban Echeverría nas redes sociais. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.