
A Diretoria da Universidade de Coimbra, uma das mais antigas e prestigiadas da Europa, divulgou nota em que afirma que o “sucesso” do curso de pós-graduação “Dignidade Humana, Desenvolvimento e Sustentabilidade”, concluído no sábado, 12, foi “um marco significativo na cooperação acadêmica luso-brasileira”.
A iniciativa, considerada inédita, foi realizada em parceria com a Casa de Portugal de São Paulo, onde as primeiras aulas presenciais foram acolhidas, reunindo alunos, professores e representantes das duas instituições.
Com conteúdo interdisciplinar e abordagem humanista, o curso, estruturado para profissionais de diversas áreas, teve como objetivo promover uma reflexão crítica sobre os desafios contemporâneos nas áreas de direitos humanos, desenvolvimento sustentável e justiça social.
A criação do curso é ressaltada pelas duas instituições como um exemplo de formação crítica e do desenvolvimento de lideranças preparadas para atuar em contextos globais, bem como o início de novas possibilidades de colaboração entre a Universidade de Coimbra e instituições brasileiras — reforçando a importância do conhecimento como ponte entre nações. ■