O diplomata João Marco de Deus é o novo cônsul-geral de Portugal em Lyon, França. A nomeação foi oficializada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Rangel, através de despacho assinado a 2 de junho e publicado em Diário da República a 30 do mesmo mês. O documento determinou a sua exoneração do cargo de diretor de Serviços das Américas da Direção-Geral de Política Externa, para assumir a chefia do posto consular que serve uma das maiores comunidades portuguesas em território francês.
Na primeira mensagem dirigida aos lusodescendentes e emigrantes da região, João Marco de Deus destacou a longa história de serviço do consulado-geral, que há décadas acompanha uma vasta comunidade distribuída por 16 departamentos sob a sua jurisdição.
Sublinhou a dedicação da equipa, apesar de recursos limitados, e reafirmou o compromisso de dar continuidade à missão de apoio aos cidadãos portugueses, bem como de promoção das relações culturais e económico-comerciais entre Portugal e França.
O novo cônsul salientou ainda a importância de divulgar as potencialidades e riquezas do país, cada vez mais procurado por cidadãos franceses como destino turístico e para residência.
“O consulado-geral é a vossa casa, disponham dela. Estamos cá para procurar ajudar e simplificar”, afirmou, reforçando a ideia de proximidade e disponibilidade para responder às necessidades da comunidade.
A tomada de posse teve lugar a 1 de agosto de 2025, marcando o início de uma nova etapa na representação diplomática portuguesa em Lyon.
João Marco de Deus já atuou em diversos locais, como o consulado-geral de Portugal no Rio de Janeiro e na Suíça. ■