Série documental sobre portugueses de França estreia na próxima segunda-feira na RTP1

“Apoiar a produção da série documental que retrata o extraordinário percurso da comunidade portuguesa em França – e, neste caso, o adjetivo ‘extraordinário’ nada tem de exagerado – foi quase um imperativo da RTP Internacional”, afirmou Luís Costa, Subdiretor da RTP Internacional, quando a série foi difundida no canal internacional da televisão pública

0
64
Foto: LusoJornal/divulgação
- Publicidade -

A estação portuguesa de TV – RTP1 – vai estrear na próxima segunda-feira, dia 15 de setembro, a série documental com oito episódios intitulada “O extraordinário percurso da comunidade portuguesa de França” produzida pela Aniki Media Productions e realizada pelo jornalista Carlos Pereira.

Esta série já foi difundida pela RTP internacional entre junho e agosto deste ano e o Diretor de Programas da RTP, José Fragoso, decidiu agora difundi-la também na RTP1, às segundas-feiras, às 23h00 (hora portuguesa), depois do “Joker”, durante oito semanas, com um episódio semanal.

“Apoiar a produção da série documental que retrata o extraordinário percurso da comunidade portuguesa em França – e, neste caso, o adjetivo ‘extraordinário’ nada tem de exagerado – foi quase um imperativo da RTP Internacional”, afirmou Luís Costa, Subdiretor da RTP Internacional, quando a série foi difundida no canal internacional da televisão pública.

Realizado por quem conhece o terreno

Luís Costa destacou a “relação que a RTP Internacional tem com Carlos Pereira, autor desta série documental, também ele responsável pelas reportagens que semanalmente mostram, no programa ‘Hora dos Portugueses’ da RTP1 e da RTP Internacional, os aspetos mais relevantes do quotidiano da vasta comunidade portuguesa em terras gaulesas” acrescentou Luís Costa.

Licenciado em Física, Carlos Pereira foi animador sociocultural e Presidente do Conselho permanente do Conselho das comunidades portuguesas. Desde 2004 é jornalista, dirige o LusoJornal – o jornal mais lido pelos portugueses de França – e trabalha há cerca de 20 anos para programas da RTP Internacional (RTPi Notícias, Europa Contacto, França Contacto e Hora dos Portugueses). Fez centenas de reportagens em França, Andorra, Mónaco, Bélgica, Países Baixos e Alemanha.

É com base neste trabalho de terreno, de duas décadas, sobre a comunidade portuguesa de França, que o realizador decidiu contar e ilustrar “esta história praticamente desconhecida e raramente abordada em televisão”.

“Ver agora esta série difundida pela RTP1 é, para mim, não apenas um motivo de orgulho pessoal, claro, mas também de grande justiça para uma Comunidade que não está habituada ao destaque nas televisões nacionais” diz Carlos Pereira.

“Portugal tem de conhecer melhor as suas comunidades e fiquei muito sensibilizado com a decisão de José Fragoso em programar estes 8 episódios no principal canal da RTP”, reforçou.

Uma abordagem transversal da comunidade

Desde a política, ao desporto, passando pelas associações, pelas empresas e pelas atividades culturais, a série aborda também factos históricos, como a contribuição dos judeus portugueses para o desenvolvimento da França e a participação dos portugueses na Resistência francesa durante a II Guerra mundial.

“No século XVI, milhares de Judeus tiveram de deixar Portugal para se instalarem em França. A contribuição espetacular que deram para o desenvolvimento da França é, em geral, desconhecida, tanto por Portugueses como por Franceses” afirmou Carlos Pereira, que sublinhou que “dar a conhecer esta história e os marcos que ainda hoje encontramos em Paris e em Bordeaux, pareceu-me importante”.

“Depois da I Guerra mundial, começou outra grande vaga de emigração para França, que, na II Guerra mundial, foi muito ativa na Resistência francesa. Houve portugueses deportados, torturados e até fuzilados, e entrevistei as famílias deles”, explica Carlos Pereira.

E nos anos 1960 chegaram mais alguns milhares de portugueses. A Comunidade portuguesa de França tem hoje cerca de 1,5 milhões de pessoas. É uma Comunidade ativa nas mais diversas áreas de intervenção, dinâmica e sobretudo bem integrada na sociedade francesa”, frisou.

Cerca de 80 testemunhos

Durante os últimos dois anos, Carlos Pereira e a equipa da Aniki Media Productions entrevistaram, para esta série documental, cerca de 80 pessoas, atores da comunidade e os seus descendentes.

Para além da realização de Carlos Pereira, participaram na realização Manuel Martins (imagem), Sylvie Crespo (edição), Nélia Martins (Motion Design), Manuel Alves (som), Alexandra Vieira (voz-off) e conta com uma composição original, “Luz de Si”, de Ricardo Vieira e Tomohiro Hatta (Musicorba). ■

Agência Incomparáveis, com LusoJornal

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.