
A Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (FICOMEX), realizada de 4 a 6 de setembro no Centro de Convenções de Goiânia, Goiás, encerrou sua programação de 2025 com projeção de R$ 2,8 bilhões em negócios prospectados, superando a expectativa inicial. Cerca de 15 mil pessoas participaram do evento, que incluiu palestras, painéis, rodadas de negócios e exposições.
Com o tema “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global”, os organizadores destacaram que o resultado representa um aumento expressivo em relação à última edição e enfatizam a FICOMEX como principal feira de comércio exterior e internacionalização do Brasil.
Durante as Rodadas de Negócios, mais de 300 reuniões foram realizadas entre empresas brasileiras e compradores internacionais. No Espaço Global, medidas tarifárias adotadas pelo governo dos Estados Unidos e novas oportunidades de mercado estiveram entre os temas mais debatidos.
Representantes do Canadá e China ressaltaram que a abertura para diversificação de negócios é irreversível. Embaixadores e representantes de países de quatro continentes também apresentaram potencialidades de negócios e investimentos com o Brasil.
“Neste ano, a FICOMEX se consolidou como um hub de conexão entre empresas, políticas públicas e educação, com uma programação completa de conteúdos diversos e apoio de SEBRAE, ApexBrasil e outras entidades do Fórum Empresarial”, comentou o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (ACIEG), Rubens Fileti.
Pela primeira vez, a ApexBrasil apresentou na feira o programa Exporta Mais Brasil, envolvendo 12 compradores de quatro continentes e 60 empresas brasileiras, sendo 20 de Goiás. Segundo Cíntia Faleiro, representante da ApexBrasil no Centro-Oeste, aproximadamente 340 reuniões foram realizadas em três dias. “Recebemos relatos interessantes, com grandes possibilidades de fechamento de negócios após as rodadas”, disse Faleiro.
Para 2026, a FICOMEX será realizada em formato bianual, alternando um ano no exterior e outro em Goiás. “Definimos que, a partir da próxima edição, faremos a feira um ano fora do Brasil e, no seguinte, em Goiás”, anunciou Rubens Fileti.
A FICOMEX 2025 contou com patrocínio de Wav Bank, Grupo Soluti/Everest Digital, Porto de Suape, Sistema OCB/GO, Banco do Brasil, Caixa, Unimed Goiânia, Equatorial Goiás e Maindoc, com apoio da ApexBrasil e SEBRAE/GO. ■