Maldonado: Festival Internacional de Guitarra celebra 12.ª edição com diversidade musical

Programação une a tradição da guitarra clássica à experimentação contemporânea; Festival consolida-se como um dos mais relevantes encontros musicais do Cone Sul

0
23
Foto: divulgação
- Publicidade -

De 27 a 30 de novembro de 2025, o Festival Internacional de Guitarra de Maldonado (FIGM) regressa ao Uruguai para a sua 12.ª edição, reunindo artistas de referência da América Latina e da Europa numa celebração que funde tradição e inovação musical. 

Fundado em 2011 pelo guitarrista, compositor e investigador Ricardo Barceló, em parceria com o município de Maldonado, o evento consolidou-se como um dos mais importantes encontros culturais da região do Cone Sul, promovendo a excelência artística e a formação musical de novos talentos.

De acordo com Barceló, diretor artístico do festival, “nos concertos, o público terá a oportunidade de ouvir música de diversos géneros e instrumentos como a guitarra, o alaúde e o bandoneão”. Além dos concertos, o guitarrista destaca ainda que, por incluir masterclasses e conferências, o festival também permitirá que “tanto os estudantes como o público presente possam enriquecer os seus conhecimentos técnicos e musicais”.

A edição de 2025 contará com artistas como Paco Seco (Espanha), especialista em guitarra andaluza e flamenco; o Duo Transatlántico, com os guitarristas Magdalena Duhagon e Ignacio Barcia; o Dr. Álvaro Córdoba (Uruguai), intérprete de alaúdes renascentistas e barrocos; e o trio Tenemos Tango, que explorará a fusão entre o bandoneão e as guitarras através do tango rioplatense. Barceló apresentará ainda obras de diferentes compositores e uma conferência sobre a nomenclatura musical no mundo hispano-lusófono contemporâneo.  ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.