
A segunda edição do Festival Literário Internacional de Petrópolis (Flipetrópolis) será realizada de 27 a 30 de novembro na cidade serrana do estado do Rio de Janeiro. O ponto alto, considerado pelos organizadores como histórico, é a cerimônia para a entrega do Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano à escritora, ativista e filósofa Sueli Carneiro, que acontece na sexta-feira, 28, às 21h, no Palácio de Cristal. A entrada é gratuita.
O cerimonial de premiação terá a presença do presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), Ricardo Ramos Filho, e das duas últimas vencedoras do prêmio, a jornalista Míriam Leitão e a escritora Conceição Evaristo, que farão a entrega do troféu.
Sueli Carneiro é cofundadora do Geledés (Instituto da Mulher Negra), atualmente é coordenadora executiva da área de Memória, Justiça e Reparação e responsável pela incidência nacional e internacional na luta contra o sexismo e o racismo.
A oradora oficial da noite será a jornalista Flávia Oliveira, que discursará em tributo à trajetória e à contribuição intelectual e política de Sueli Carneiro, destacada pela comissão organizadora do evento como uma das vozes mais influentes do pensamento negro e feminista no Brasil.
Criado em 1962, o Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano reconhece personalidades cuja produção intelectual une as grandes questões humanas, sociais e culturais do país. Já receberam o prêmio nomes destacados da intelectualidade brasileira, como Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade e Darcy Ribeiro.
A curadoria nacional do Festival é de Sérgio Abranches e Afonso Borges, e local de Marcelo Fernandes e Luis Gustavo Grandinetti, ambos membros da Academia Petropolitana de Letras (APL).
O Festival, patrocinado pela GE Aerospace, com incentivos fiscais da Lei Rouanet, tem o apoio da Academia Petropolitana de Letras e da Prefeitura de Petrópolis. ■




