Organizado pelo jornal AAA, o 1.º Congresso das Associações Portuguesas no Reino Unido realizar-se-á no próximo sábado, dia 22 de novembro, no Salão de Festas do Café Portugal, na cidade inglesa de Leicester, e será um dia inteiramente dedicado ao intercâmbio de conhecimento, partilha de experiências e reforço das condições que permitem às associações portuguesas manter e ampliar o seu trabalho junto das comunidades.
Com lotação já esgotada, o encontro promete um ambiente dinâmico e enriquecedor, focado em estratégias de captação e sustentabilidade de apoios essenciais para a sobrevivência do nosso alvo final: as Associações.

A primeira intervenção do congresso ficará a cargo do ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, que destacará a importância da proximidade e cooperação institucional.
Na área temática dedicada ao desenvolvimento social e comunitário, as apresentações de Mónica Ferro, representante das Nações Unidas, e de Pedro Xavier abordarão o papel das associações na criação de redes de apoio estruturadas, tanto no Reino Unido como em iniciativas com potencial para alcançar dimensão internacional.
A vertente jurídica será explicada pela advogada Sónia Rola, que esclarecerá o enquadramento legal da atividade associativa no Reino Unido, e a componente contabilística ficará a cargo de Sónia Xavier, que fornecerá orientações práticas sobre registo institucional, gestão financeira e angariação de fundos junto de entidades oficiais britânicas e portuguesas.
O congresso contará também com a intervenção de Rosa Campizes, diretora da DGACCP, que explicará os mecanismos de promoção, seleção e distribuição de apoios às associações.
Em seguida, Carla Barreto apresentará um panorama sobre as oportunidades de financiamento disponíveis no mercado britânico, desde ‘grants’ governamentais a apoios comunitários e privados.
Joe Barreto encerrará o evento destacando a importância da criação de uma plataforma digital que centralize informação, legislação, oportunidades de financiamento, ações oficiais e ferramentas de partilha de know-how, assegurando continuidade entre este congresso e o futuro 2.º Congresso das Comunidades Portuguesas no Reino Unido.
Entre as organizações presentes estarão o: FC Lusitanos; Grupo Cultura Popular; The Portuguese Offer; Peral – Associação dos Residentes de Lambeth; Associação Portuguesa de Leicester; Associação A Família; Centro Comunitário de Peterborough; Associação Recreativa; Associação da Cultura Portuguesa na Grã-Bretanha; Luso Connection; Luso Foundation; Grupo de Leitura; Tropo – Associação de Professores e Pesquisadores de Língua Portuguesa; Parsuk; Casa Benfica de Londres; Centro Desportivo e Cultural Português; FC Porto de Londres; Simple Norfolk; Swaffham Portuguese Association; Associação Portuguesa de Thetford; Palop Unidos UK. ■





