
O secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades dos Açores, Paulo Estêvão, abriu o “III Fórum das Migrações”, realizado na quarta-feira, 19 de novembro, em Angra do Heroísmo, e pediu ao Governo da República de Portugal que integre os Açores e a Madeira no Programa Regressar.
Em vigor desde 2019, o Programa garante benefícios financeiros e incentivos fiscais a emigrantes que pretendam retornar a Portugal. Recentemente, a coligação PSD/CDS-PP/PPM apresentou no Parlamento dos Açores um Projeto de Resolução para incluir a totalidade do território nacional no Programa Regressar.
“Os Açores e a Madeira estão a crescer significativamente do ponto de vista económico e estão a enfrentar problemas como a falta de mão de obra. Este programa é muito importante e as comunidades açorianas e madeirenses representam um peso muito significativo na diáspora portuguesa que possa pretender regressar”, argumentou Estêvão, que lembrou o protocolo entre os órgãos locais.
O secretário reconheceu que o desafio migratório nos Açores tem dimensão diferente do restante do país, devido ao menor percentual de estrangeiros nas nove ilhas. Ele afirmou que respeita as diferentes identidades nacionais dos imigrantes e espera que eles contribuam para o desenvolvimento regional. “Queremos sensibilizar essa população para servir os Açores e servir Portugal”, declarou.
Participaram do evento o secretário de Estado Adjunto da Presidência e Imigração, Rui Armindo Freitas; o diretor regional das Comunidades do Governo dos Açores, José Andrade; e o diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa do Governo da Madeira, Sancho Gomes. ■




